quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Nasa teria descoberto água em estado líquido em Marte

 

"Isso reafirma o planeta como um importante destino futuro para a exploração humana", afirmou o diretor da Agência Espacial Americana



Do Portal Terra

Uma sonda da Nasa - a agência espacial americana - que orbita Marte registrou imagens do que parece ser água em estado líquido no planeta vermelho. Já se sabe que há água no astro, mas sempre foi encontrada em forma de gelo.




"O programa de exploração de Marte continua a nos trazer mais próximos de determinar se o planeta vermelho poderia abrigar vida de alguma forma (...) e isso reafirma Marte como um importante destino futuro para a exploração humana", diz Charles Bolden, diretor da Nasa.


Segundo a Nasa, o registro mostra manchas escuras que aparentemente se estendem para baixo pelas encostas durante a passavam da primavera para o verão na região observada. "A melhor explicação para essas observações é o fluxo de água salgada", diz Alfred McEwen, da Universidade do Arizona, autor do artigo que explica o registro e que será publicado na revista especializada Science.
Segundo a Nasa, as manchas superficiais aparecem nas encostas de Marte durante a temporada de calor e desaparecem na temporada de frio e poderiam ser formadas por água salgada.


A descoberta foi feita graças à análise de uma série de imagens obtidas pelo Experimento Científico de Imagens de Alta Resolução (HiRise) do Orbitador de Reconhecimento de Marte (MRO, na sigla em inglês), que explora o planeta vermelho desde 2006. O diretor da Nasa para pesquisa científica do programa de prospecção a Marte, Michael Meyer, fez o anúncio em entrevista coletiva junto ao professor Alfred McEwen da Universidade do Arizona, entre outros membros da equipe.

Nenhum comentário: