quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Internautas homenageiam Steve Jobs


Sem Steve JobsPoucos minutos depois do anúncio da morte de Steve Jobs, fundador da Apple, vários termos relacionados ao assunto ficaram entre os temas mais comentados no Twitter nesta quarta-feira (5): : "RIP Steve Jobs" (descanse em paz, Steve Jobs), "iDead" (iMorri), "iSad" (iTriste), "iHeaven" (iCéu) e "iClouds" (iNuvens).
"Obrigado, Steve Jobs, por tantos momentos de 'uau, isso é demais'. Você mudou o mundo ao acreditar em seus sonhos", escreveu o humorista norte-americano Dane Cook no Twitter.
Reprodução/Apple.com
Página principal do site da Apple, em homenagem a seu fundador, Steve Jobs, que morreu nesta quarta-feira (5)
Página principal do site da Apple, em homenagem a seu fundador, Steve Jobs, que morreu nesta quarta-feira (5)
A usuária Elizabeth Rock tuitou: "RIP [descanse em paz] #Steve Jobs. Sou uma das milhões de pessoas gratas por esse mundo novo, onde podemos trabalhar, desenhar, criar, pensar. Obrigada."
A Apple divulgou em seu site um endereço de e-mail (rememberingsteve@apple.com) para que as pessoas compartilhem "pensamentos, lembranças e condolências".
Alguns usuários do Twitter fizeram piada sobre a notícia. "Steve Jobs morreu do que? Desgosto por causa do iPhone 4S?", escreveu um deles.

Fundadores do Google agradecem a Jobs por conselhos


Sem Steve JobsOs fundadores do Google, Sergey Brin e Larry Page (atual executivo-chefe da empresa), publicaram mensagens de condolência sobre a morte de Steve Jobs nesta quarta-feira (5), em seus perfis na rede social Google+.
Leia, abaixo, a íntegra dos textos.
*
LARRY PAGE
Estou muito, muito triste por saber da notícia [da morte] de Steve. Ele era um grande homem com conquistas incríveis e um brilho espetacular. Ele sempre parecia dizer em poucas palavras o que você estava pensando antes mesmo de você pensar. Seu foco na experiência do usuário acima de tudo sempre foi uma inspiração para mim. Ele foi muito gentil ao me procurar quando me tornei executivo-chefe do Google e gastou tempo oferecendo seus conselhos e seu conhecimento, mesmo não estando bem de saúde. Meus pensamentos e os do Google estão com sua família e com a família toda da Apple.
Ben Margot - 15.jan.04/ Associated Press
Os cofundadores do Google Larry Page (embaixo), executivo-chefe da empresa, e Sergey Brin, na sede
Os cofundadores do Google Larry Page (embaixo), executivo-chefe da empresa, e Sergey Brin, na sede
SERGEY BRIN
Desde os primeiros dias do Google, quando Larry e eu procuramos inspiração para visão e liderança, não precisamos olhar para além de Cupertino [sede da Apple]. Steve, sua paixão pela excelência é sentida por qualquer um que já tenha tocado um produto da Apple (incluindo o MacBook em que estou escrevendo isto agora). E eu testemunhei isso pessoalmente nas poucas vezes em que nos encontramos.
Em nome de todos nós do Google e da tecnologia de forma geral, sentiremos muito a sua falta. Minhas condolências à sua família, aos seus amigos e aos seus colegas na Apple.

Bill Gates: foi "uma imensa honra" ter trabalhado com Jobs




Bill Gates: foi Foto: DIVULGAÇÃO

"O MUNDO RARAMENTE VÊ ALGUÉM QUE TENHA TIDO UM IMPACTO TÃO PROFUNDO QUANTO O DE STEVE, CUJOS EFEITOS AINDA SERÃO SENTIDOS POR MUITAS GERAÇÕES POR VIR", DISSE GATES POR MEIO DE NOTA

Por Agência Estado
05 de Outubro de 2011 às 21:18Agência Estado
Bill Gates, cofundador da Microsoft, lamentou a morte de Steve Jobs e declarou que foi "uma imensa honra" ter trabalhado com seu antigo concorrente.
"O mundo raramente vê alguém que tenha tido um impacto tão profundo quanto o de Steve, cujos efeitos ainda serão sentidos por muitas gerações por vir", declarou Gates por meio de nota.
Jobs faleceu nesta quarta-feira, aos 56 anos, ao lado de sua família. A causa específica da morte não foi divulgada nem pela Apple nem pelos familiares de Jobs, mas ele lutava havia anos contra um câncer no pâncreas e chegou a receber um transplante de fígado. Em agosto, Jobs renunciou ao cargo de executivo-chefe da Apple, sendo substituído por Tim Cook.

'Steve Jobs definiu uma era', diz presidente da Disney



'Steve Jobs definiu uma era', diz presidente da DisneyFoto: DIVULGAÇÃO

BOB IGER DIZ EM NOTA QUE LEGADO DE JOBS "SE ESTENDERÁ ALÉM DOS PRODUTOS QUE CRIOU OU DO NEGÓCIO QUE CONSTRUIU"

Por Agência Estado
05 de Outubro de 2011 às 21:37Agência Estado
Steve Jobs foi descrito como uma pessoa cuja influência foi além dos produtos e definiu uma cultura, disse o presidente da Walt Disney Co., Bob Iger, em comunicado à imprensa. Jobs fazia parte do conselho da Disney.
Segue a íntegra da nota:
"Steve Jobs foi grande amigo e conselheiro confiável. Seu legado se estenderá além dos produtos que criou ou do negócio que construiu. Serão as milhões de pessoas que ele inspirou, as vidas que ele mudou e a cultura que ele definiu.Steve foi um verdadeiro 'original', com uma perfeição criativa, uma mente imaginativa que definiu uma era. Apesar de tudo o que conquistou parecia que ele tinha apenas começado.Com seu falecimento, o mundo perdeu um homem raro, a Disney perdeu um integrante de sua família e eu perdi um grande amigo. Nossos pensamentos e orações estão com sua esposa Laurene e seus filhos durante esse momento difícil".

Morte de Jobs toma redes sociais e noticiário mundial



Morte de Jobs toma redes sociais e noticiário mundialFoto: DIVULGAÇÃO

MAIORIA DAS MENSAGENS É DE HOMENAGEM E VENERAÇÃO, MAS SOBROU ESPAÇO ATÉ PARA PIADAS DE MAU GOSTO NO TWITTER; UM DOS ASSUNTOS MAIS COMENTADOS É O DISCURSO INSPIRADOR FEITO POR JOBS EM STANFORD, EM 2005; ASSISTA

05 de Outubro de 2011 às 21:57
247 – Logo após o anúncio de sua morte, Steve Jobs se tornou rapidamente o assunto mais comentando nas redes sociais em todo o mundo. A morte do fundador da Apple gerou uma série de hashtags no Twitter, nem todas de bom gosto. Ao lado de RIP Steve Jobs (a número um do Trending Topics do Twitter no mundo na hora seguinte à confirmação da morte pela Apple), estavam iSad (de triste), iHeaven (de céu), iClouds (de nuvens) e o dispensável iDead (de morte).
Apesar de figurar em algumas piadas mórbidas, contudo, o iDead se manteve entre os principais assuntos da rede sociais mais por protestos pela sua criação e reprodução do que pela piada de mau gosto. A notícia também não demorou a tomar conta dos principais sites de notícias mundiais. O britânico The Guardian classificou Jobs como “a mente brilhante por trás do império que revolucionou a computação, a telefonia e a música”. Para o New York Times, o “visionário co-fundador da Apple” fez “nada menos do que liderar uma transformação cultural no modo como música, filmes e comunicações móveis eram experienciadas na era digital”.
O jornal Financial Times classificou Jobs como “um dos mais importantes líderes de sua geração”, enquanto o Wall Street Journal destacou a comoção provocada pelo anúncio da morte do fundador da Apple “dentro e fora dos círculos de negócios e tecnologia” e chamou atenção para frases citadas pelos internautas do célebre discurso proferido por Jobs aos formandos de Stanford, feito em 2005 e cujo vídeo vai abaixo:

'Mundo perde ser humano maravilhoso', diz sucessor de Jobs



'Mundo perde ser humano maravilhoso', diz sucessor de JobsFoto: REUTERS/Robert Galbraith

ATUAL EXECUTIVO-CHEFE DA APPLE, TIM COOK DISSE QUE "STEVE DEIXA PARA TRÁS UMA EMPRESA QUE SOMENTE ELE PODERIA TER CONSTRUÍDO"

Por Agência Estado
05 de Outubro de 2011 às 22:14Agência Estado
Tim Cook, sucessor de Steve Jobs no posto de executivo-chefe da Apple, lamentou a morte de seu antecessor e enviou pêsames à família na noite desta quarta-feira. "A Apple perdeu um gênio criativo e visionário e o mundo perdeu um ser humano maravilhoso", declarou Cook por meio de nota.
"Aqueles de nós que tivemos sorte o bastante para conhecer e trabalhar com Steve perdemos um amigo querido e um mentor", prosseguiu. "Steve deixa para trás uma empresa que somente ele poderia ter construído e seu espírito será para sempre o pilar da Apple", afirmou.
"Não há palavras que expressem adequadamente nossa tristeza com a morte de Steve nem nossa gratidão pela oportunidade de ter trabalhado com ele. Nós honraremos sua memória nos dedicando a dar continuidade ao trabalho que ele tanto amava."

Ninguém mudou tanto o mundo, em tão pouco tempo, como Steve Jobs




Ninguém mudou tanto o mundo, em tão pouco tempo, como Steve JobsFoto: DIVULGAÇÃO

GENIAL FUNDADOR DA APPLE DEU NOVO SENTIDO A HÁBITOS COMO USAR UM COMPUTADOR, OUVIR MÚSICA, FALAR AO TELEFONE, ASSISTIR A UM FILME E LER UM LIVRO

05 de Outubro de 2011 às 22:14
Marco Damiani_247 – Nenhum ser humano na face da terra mudou tanto, em tão pouco tempo, a vida das pessoas, especialmente, e a visão que elas têm do mundo, de maneira geral. Steve Jobs, que morreu nesta quarta-feira 5, vítima de câncer no pâncreas, alterou, com suas criações, primeiro as relações sociais e de trabalho. Ele é, afinal, o pai dos PCs, os Personal Computers que disseminaram dentro da casa das pessoas e nos ambientes corporativos os computadores pessoais. Isso aconteceu na segunda metade dos anos 70, quando ele lançou, com sucesso imediato, os modelos Apple I e II. Menos de dez anos depois, Jobs outra vez surpreendeu com o Macintosh, primeiro computador pessoal a ter um ‘mouse’ para contribuir com a navegação e a interface gráfica entre os mundos virtual e real.
Num período de afastamento da Apple, por diferenças societárias, Jobs aproveitou para mudar a maneira como o mundo assistia filmes de animação. A partir do estúdio Lucasfilm, que comprou, ele desenvolveu a Pixar, que inicialmente produziu Toy Story, a primeira película para cinema totalmente feita em computadores. O maior estúdio do gênero do mundo, o Disney, logo percebeu que seria impossível concorrer com o gênio e tratou de comprar a companhia que ele fundara por nada menos que US$ 7,4 bilhões.
E Jobs fez mais. Ao voltar à Apple, tendo a segunda empresa que formara comprada pela companhia que havia fundado, ele imediatamente ocupou a posição de CEO. Neste cargo, comandou os lançamentos de produtos que eram esperados pelos fãs em longas filas noites adentro, como acontece em grandes shows – os chamados Keynotes. Muitos queriam ser os primeiros a ter o novo produto da Apple e, com mais sorte, estar presente nos auditórios em que o próprio Jobs fazia suas apresentações.
Foi dessa maneira que ele lançou o iPod, mexendo radicalmente na maneira como as pessoas passaram a ouvir música, o iPad – que determinou o início do fim da era do papel como plataforma de leitura em profundidade – e o iPhone – o celular com ‘n’ funções, de design arrojado e alinhado aos novos tempos que ele mesmo professava. Entre eles também surgiu de sua mente o iTunes, dando acesso a milhões de arquivos musicais a pessoas de todo mundo.
Com uma veia criativa inesgotável, ele fez da Apple a maior companhia de tecnologia do mundo, avaliada hoje em US$ 341 bilhões de dólares, no topo do ranking das maiores do planeta, deixando em segundo lugar a gigante Exxon. Além de ter vencido o câncer no pâncreas, o que tentou com todas as suas forças até mesmo por meio de um transplante do órgão, o que mais Steve Jobs poderia ter feito? Só ele e sua mente privilegiada poderiam saber.

Comoção global pela morte de Steve Jobs, da Apple




Comoção global pela morte de Steve Jobs, da AppleFoto: DIVULGAÇÃO

COMPANHIA CONFIRMA O FALECIMENTO AOS 56 ANOS, HOJE, DE SEU FUNDADOR; MESTRE DA TECNOLOGIA ADMIRADO EM TODO MUNDO SOFRIA DE CÂNCER NO PÂNCREAS; "GÊNIO CRIATIVO E VISIONÁRIO"

05 de Outubro de 2011 às 20:37
247 – Confirmada a morte, aos 56 anos, do fundador da Apple, Steve Jobs. O anúncio foi feito pela companhia. Jobs se afastou da presidência da empresa em 24 de agosto deste ano, para prosseguir o tratamento contra um câncer de pâncreas descoberto em 2004. O falecimento se deu na Califórnia.
"A Apple perdeu um gênio criativo e visionário, e o mundo perdeu um ser-humano incrível. Aqueles que tiveram a sorte de trabalhar com Steve perderam um querido amigo e mentor. Steve deixou para trás uma companhia que só ele poderia ter construído e seue espírito será sempre a base da Apple", informa o comunicado publicado pela companhia. O anúncio da morte de Jobs se dá um dia após o lançamento do último produto da Apple, o iPhone 4s.
Idolatrado por usuários e amantes da tecnologia em todo o mundo, Jobs foi responsável direto pelo surgimento de aparelhos como o iPad, o Iphone e o iPod. Jobs também era associado da empresa de animação Pixers, que revolucionou a maneira de se fazer desenhos animados.
Leia biografia abaixo:
Steven Paul "Steve" Jobs é co-fundador, ex-presidente e ex-diretor executivo da Apple Inc. No final da década de 1970, Jobs, em conjunto com Steve Wozniak e Mike Markkula, entre outros, desenvolveu e comercializou uma das primeiras linhas de computadores pessoais de sucesso, a série Apple II. No começo da década de 1980, ele estava entre os primeiros a perceber o potencial comercial da interface gráfica de usuário guiada pelo mouse, o que levou à criação do Macintosh.
Após perder uma disputa de poder com a mesa diretora em 1984, Jobs demitiu-se da Apple e fundou a NeXT, uma companhia de desenvolvimento de plataformas direcionadas aos mercados de educação superior e administração. A compra da NeXT pela Apple em 1996 levou Jobs de volta à companhia que ele ajudara a fundar, e ele serviu como seu CEO de 1997 a 2011, ano em que anunciou sua renúncia ao cargo, recomendando Tim Cook como sucessor.
Filho de Joanne Simpson e do imigrante sírio Abdulfattah John Jandali, Jobs nasceu em San Francisco. Seus pais biológicos deram-no para adopção, pois não lhe podiam proporcionar condições para que Steve se formasse na universidade. Outra versão, no entanto, é que o pai de Joanne não queria o casamento e então ela teria decidido dar o bebê para adoção.
Foi adotado por Paul e Clara Hagopian Jobs, que lhe deram o nome de Steven Paul. Quando completou 17 anos, entrou na universidade Reed College em Portland, Oregon, e, depois de 6 meses, se vê obrigado a abandonar a universidade, devido aos seus elevados custos.
Ao lado de seu parceiro tecnológico Steve Wozniak, Jobs fundou a Apple Computer em 1976 com o lançamento do Apple I e logo depois o Apple II. Com a Apple capitalizada pelos seus computadores "criativos" e simples, respeitada pela sua ousadia, a partir de 1979 iniciaram em conjunto a criação de um projeto que iria revolucionar tudo em matéria de hardware e software. Era o então projeto Macintosh, que ainda estava em suas cabeças e no papel. Este projeto sugeria o desenvolvimento de uma interface gráfica baseada por navegação de ícones, pastas e janelas (a chamada GUI) tudo isso acionado por um mouse - naqueles tempos os computadores só usavam o teclado - e uma prévia demonstração da tecnologia foi vista por Jobs numa polêmica visita ao PARC da Xerox Corporation, o que lhe rendeu algumas acusações sem provas concretas de espionagem industrial, fato que ainda não foi totalmente esclarecido e ao que tudo indica o modelo do sistema da Xerox foi apenas uma inspiração que desencadeou a criação do primeiro Mac OS (o sistema operacional padrão nos Macintosh).
Em 1984, a Apple lançou o Macintosh, o primeiro e único computador geral com recursos de desenho, tipografia, além de uma interface gráfica abundante.O lançamento do computador foi feito com um grande estardalhaço através de uma campanha publicitária exibida nos intervalos do Super Bowl, evento que atinge picos de audiência enormes. Este comercial de TV foi emblemático pela sua ideia criativa e já demonstrava uma certa rixa entre Apple e IBM. O comercial faz uma analogia ao livro de ficção científica homônimo de George Orwell "1984".
Em 1985, Jobs foi forçado a deixar a companhia pelo conselho de administração da empresa e fundou uma outra empresa de computadores, a NeXT. Em 1986, comprou a Pixar da Lucasfilm, que anos mais tarde ficou famosa por uma nova linguagem de animação 3D para desenhos animados. Na década de 1990, a Pixar sob liderança de Steve Jobs produziu o primeiro filme infantil animado na sua totalidade por computador, Toy Story. No dia 24 de janeiro de 2006 a Walt Disney Company adquiriu a Pixar por 7,4 bilhões de dólares. A Disney/Pixar é atualmente o maior estúdio de filmes animados do mundo.
Em 1996 a Apple, que estava desenvolvendo um novo sistema operacional, comprou de Steve Jobs a NeXT Computer para poder utilizar o NeXTStep como base para o seu novo sistema operacional. Com esta operação Jobs retornou para a Apple - que estava numa situação financeira frágil e a ponto de fechar - em 1997 como consultor. A companhia foi salva a tempo com a venda de 40% das ações a rival Microsoft, com uma ideia e um produto criativo de impacto introduzindo o iMac em 1998 com o novo sistema operacional o Mac OS 9. Com o passar dos anos a Apple readquiriu as ações da Microsoft, que evitaram sua falência.
Depois do sucesso de vendas dos primeiros iMacs, preparou uma nova revolução, a de refazer o famoso Mac OS, criando uma nova e poderosa plataforma que uniu o poder e a estabilidade do sistema Unix com a praticidade e elegância do tradicional Mac OS. Em 2000 foi lançado o Mac OS X.
Sob a orientação de Jobs, a Apple aumentou suas vendas significativamente depois destas inovações implantadas por ele e sua equipe. O iMac foi o primeiro computador introduzido no mercado com várias características avançadas, principalmente pelo seu design inovador e pelo material utilizado, basicamente o plástico translúcido e colorido, o que decretou a morte da cor padrão para PCs (o bege), e a partir de então muitos deles passaram a usar este tipo de material nos produtos de informática em geral. Desde então, Jobs vem trabalhando muito em ideias criativas deste nível e obtendo sucesso de vendas com elas.
Uma de suas inovações foi ramificar a Apple para além de seu mercado restrito da informática, passando a atuar na área de eletrônica, telecomunicações (iPhone) e músicas digitais (AAC e MP3), com a introdução em 2001 do tocador portátil de música iPod, integrado com sua loja de venda legal de música pela internet através do iTunes, um software dedicado para reprodução de áudio, vídeo, CDs e de rádios online. O iPod conquistou o público por sua leveza, praticidade, modernidade e simplicidade.
Em 2007 a Apple passou a comercializar telefones celulares, chamados de iPhone, com tecnologia de toque (batizada de multi-touch por aceitar toques simultâneos); em 2008 lançou a versão de tecnologia 3G do aparelho, iPhone 3G; em julho de 2009 lançou o iPhone 3gs (speed), com comando de voz e muito mais rápido que os modelos anteriores.
Em junho de 2010, a Apple lançou o iPhone 4. Uma das maiores novidades, muito aguardada pelos usuários das versões anteriores, foi a possibilidade do multitask (execução de vários programas simultaneamente), além de câmera com 5 MP com flash, entre outras mudanças. O iPhone 4 foi alvo de polêmicas, após alguns usuários (0,55%, de acordo com a própria fábrica) constatarem que, se tocado em determinado ponto (onde ficava a antena), o equipamento sofria queda de sinal.
Poucas semanas depois, Steve Jobs apresentou-se publicamente em uma conferência, admitindo a existência do problema. Para contorná-lo, os usuários teriam duas opções: receber gratuitamente uma espécie de capa para evitar o toque na antena; ou então ir a qualquer loja da Apple para a devolução do dinheiro.
Steve Jobs fazia anualmente palestras emblemáticas (Keynotes), nas MacWorlds, quando lançava suas tão esperadas ideias para a Apple (e o público se frustrava muito quando não havia novidades convincentes nestes eventos da Apple). Jobs e seus parceiros apresentavam as novidades que a empresa lançaria em cada temporada. Muitas dessas novidades acabavam se tornando tendência de mercado. No final de 2008, a Apple declarou que a MacWorld 2009 seria a última de que a empresa iria participar. Nesta edição do evento, Phil Schiller, vice-presidente de marketing de produtos da Apple na época, foi o palestrante oficial.
A rivalidade de Steve Jobs com Bill Gates, ex-presidente e dono da Microsoft, já é elemento cultural do setor. Essa disputa pode ser conferida no filme produzido pelo canal de TV a cabo TNT, "Pirates of Silicon Valley" (Piratas do Vale do Silício, na versão em português), que aborda a biografia deles e das suas empresas, algumas vezes de forma exagerada. Podemos ver a disputa que existia entre eles e suas respectivas empresas muito antes de serem os icones e "idolos" que são hoje.
Em 1986, Jobs comprou da Lucasfilm um estúdio de computação gráfica, o Pixar Studios, por 5 milhões de dólares. Com uma parceria estratégica com a Disney criou, produziu e lançou vários filmes em animação 3D de sucesso, tais como o Toy Story, Procurando Nemo, Ratatouille, "Up, Altas Aventuras" e o mais recente "Carros 2". Com a compra dos estúdios Pixar pelo grupo de comunicação e entretenimento Walt Disney, Jobs se tornou o maior accionista individual da Disney, onde agora deverá ocupar também um posto no conselho directivo, segundo uma nota divulgada pela empresa compradora no dia da compra, em Janeiro de 2006.
Em 24 de agosto de 2011, Jobs renunciou à presidência da Apple. Ele espera permanecer como presidente da mesa diretora da empresa, recomendando em sua carta de demissão que Tim Cook seja nomeado seu sucessor.
Fonte: Wikipedia

O triste fim do neurologista "milagroso" criado pela Veja



O jornalismo irresponsável da Veja transformou o médico José Roberto Pagura em milagroso, no maior neurologista brasileiro, no homem capaz de ressuscitar condenados. Criou-se essa lenda a partir de dois engodos criados pelo próprio Pagura: o suposto salvamento da modelo Cláudiz Liz, vítima de um ataque anafilático, e o suposto salvamento de Osmar Santos, vítima de acidente de automóvel.

Para incensá-lo, a revista não se pejou de tentar destruir duas reputações: a da Clínica Santé (que salvou de fato Cláudia Liz) e a Santa Casa de Lins (que salvou Osmar Santos).

Na época denunciei as duas tramas.

Ex-secretário de Esportes de São Paulo é indiciado por formação de quadrilha - politica - politica - Estadão


Ex-secretário de Esportes de São Paulo é indiciado por formação de quadrilha
Pagura, que é médico, também responderá por falsificação de documentos; ele é acusado de ter recebido por plantões que nunca deu em hospital de Sorocaba
05 de outubro de 2011 | 16h 54

José Maria Tomazela / SOROCABA, SP - O Estado de S.Paulo

Pagura deixou o governo de São Paulo após denúncia de fraude - Ayrton Vignola/AE - 16.05.2011
Ayrton Vignola/AE - 16.05.2011
Pagura deixou o governo de São Paulo após denúncia de fraude

O ex-secretário de Esportes, Lazer e Juventude do Governo de São Paulo, o neurocirurgião Jorge Roberto Pagura, foi indiciado nesta quarta-feira, 5, no inquérito que apura fraudes em licitações e pagamentos indevidos por plantões médicos no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). Pagura foi ouvido por promotores do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) na sede do Ministério Público de São Paulo. Ele saiu da audiência sem dizer nada, por orientação de seu advogado, que entende que a investigação é nula. De acordo com o MPE, Pagura responderá a inquérito pelos crimes de formação de quadrilha e falsificação de documentos. O advogado Frederico Crissiuma de Figueiredo alega que ele não cometeu nenhuma irregularidade.

O médico é acusado de ter recebido por plantões que nunca deu no hospital de Sorocaba. As fraudes causaram as prisões de 12 pessoas em junho deste ano - todas foram libertadas dias depois e respondem ao inquérito em liberdade. Pagura não foi preso, mas assim que as investigações se tornaram públicas, ele pediu demissão do cargo ao governador Geraldo Alckmin. Durante as investigações o ex-secretário foi apanhado numa escuta telefônica conversando com o ex-diretor do CHS, Roberto Salim, sobre os plantões. Segundo a investigação, Salim propõe que Pagura assine o ponto de frequência em outro hospital. "O seu ponto está sob controle, mas daí vamos tomar cuidado. Semana que vem vamos pôr em algum lugar mais seguro", afirma Salim, durante a gravação.

A Polícia Civil também encontrou num armário da Diretoria Regional de Saúde de Sorocaba folhas de controle da frequência de Pagura nos plantões entre 2009 e 2010, mas ele não teria comparecido para dar expediente. De acordo com o advogado, seu cliente era secretário de Estado no período da investigação e só poderia ter seu sigilo telefônico quebrado pelo Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo, e não pela justiça de Sorocaba, como ocorreu. "Entendo que a investigação é nula e, se ele prestasse depoimento, estaria convalidando a ilegalidade", disse. Apesar disso, Crissiuma Filho juntou ao inquérito cópias dos esclarecimentos prestados por Pagura em sindicância aberta pelo Ministério da Saúde para apurar as denúncias. "Está bem claro ali que meu cliente nunca fez nem recebeu por plantões no hospital de Sorocaba. Ele era contratado para prestar assessoria na instalação de um centro de neurocirurgia e pediu a rescisão do contrato assim que foi nomeado para a Secretaria."

Promotores e delegados da Polícia Civil também ouviram nesta quarta em Sorocaba, o depoimento do ex-diretor do CHS, Sidney Abdalla, acusado da prática de irregularidades em licitações. Ele depôs na companhia de três advogados. Eles disseram que Abdalla não teve qualquer participação no esquema de fraudes e, desde o início, colabora com as investigações. O ex-diretor foi indiciado pelos crimes de favorecimento em licitações, prorrogação ilegal de contratos e formação de quadrilha. O inquérito, que já tem mais de 40 indiciados, deve ser enviado este mês à Justiça.