quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A RELIGIOSIDADE CATOLICA DA PRINCESA ISABEL, A REDENTORA*



Princesa Isabel
       Após quatro anos de casada com o francês Gastão de Orléans, o Conde d’Eu, D. Isabel Cristina, a Princesa Imperial do Brasil, primeira filha do Imperador D. Pedro II e da Imperatriz Teresa Cristina, permanecia à espera de um herdeiro que pudesse dar continuidade à Monarquia do Brasil. A todos preocupava a ausência de filhos do casal e isso afligia sobremaneira o espírito da Princesa.

Depois de submeter em vão a todas as terapêuticas impostas pelos médicos da Corte brasileira, e pelos mestres da Academia de Medicina, a Princesa Isabel resolveu a conselho de seu próprio esposo, experimentar as águas ferríferas (contêm sais de ferro), magnesianas (contêm sais de magnésio) e carbogasosas (contêm gás carbônico) já então miraculosas de estações hidrominerais termais localizadas no “Parque das Águas” na cidade de Caxambu, ao sul de Minas Gerais. Reminiscênciou Gastão de Orléans que, em mais de uma vez na família dos Orléans, só nascia um herdeiro, depois que o casal se refazia na vilegiatura de uma estação de águas.

Preocupada com a falta de prole e almejando assegurar a continuidade da dinastia, a princesa decidiu em 25 de agosto de 1868, ir para Caxambu, acompanhada do esposo, do Dr. Feijó (seu médico pessoal e obstetra da Casa Imperial), do Conde (o melhor amigo do Conde d’ Eu no Brasil) e da Condessa de Lages, de alguns fiéis servidores, e de algumas mucamas dedicadas, em busca da grande panacéia para a sua “esterilidade”, baseada na crença que da “virtuosidade” dessas águas brotam propriedades prolíficas. A viagem era longa e sobremaneira incômoda. Contudo, nada disso arrefeceu o ânimo da princesa, pois estava disposta a enfrentar todas as vicissitudes em busca da realização daquilo que ela mais considerava um milagre: o milagre de ter um filho.

Nessa cidade, a Princesa Isabel em suas orações fez a promessa: se o uso daquelas águas lhe desse o filho almejado, faria erigir ali, no morro do Cruzeiro, uma igreja em estilo ogival (gótico) sob a invocação de Santa Isabel, rainha da Hungria, a quem ela própria fora consagrada ao nascer.

Embora a terapêutica com as “águas virtuosas e prolíficas”  não tenha sido exitosa, ela regressou em 15 de novembro para Petrópolis, consolada, robusta, e familiarizada com a simplicidade e paz do sertão.

Regressando de Caxambu, a princesa passou pela cidade de Aparecida, onde fez questão de orar entre os romeiros, em 8 de dezembro de 1868, no Santuário da Capela da milagrosa Nossa Senhora da Aparecida, feita padroeira do Império por D. Pedro I, e  da qual era devota fervorosa. Nessa ocasião, a princesa teria varrido a capela e colocado um pouco dos ciscos entre suas mamas onde fez a promessa, caso conseguisse curar-se da “esterilidade”, ofertaria à imagem de Nossa Senhora um manto azul marinho bordado em fios de prata e ouro, contendo os emblemas dos brasões do Brasil e de Portugal.

 Quando de sua romaria em outubro de 1873 a Lourdes, na França, também fez promessa para curar-se da “esterilidade”, à milagrosa Bernadette Soubirous que tinha visto diversas vezes a Virgem Maria defronte da gruta chamada Massabielle, “a Rocha Velha”, junto à margem do rio Gave em 1858. Nessa cidade, comprou e enviou ao Brasil para sua genitora, um rosário bento, que tocou a gruta Massabielle, e nove medalhas de Nossa Senhora também bentas, e que também tocaram a gruta.

            Em Petrópolis, dedicava-se à limpeza e à decoração semanal da igreja. Em maio de 1875, ela se dedicou totalmente ao “Mês de Maria”, durante o qual altares especiais eram enfeitados diariamente com flores frescas, com missas em homenagem à Virgem. Fazia muitas preces e novenas, e apegava-se cada vez mais aos santos, de quem esperava inspiração e milagre.

Lei Áurea - Libertação dos Escravos
Lei n. 3.353, de 13.05.1888
Os seus atos de benemerência e caridade eram tão grandes, e o seu apego à religião católica tão intenso, que a levou não só a abraçar a causa abolicionista, como a varrer prazerosamente o altar da Capela Imperial da Glória (Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, ou simplesmente, Igreja da Glória), no Rio de Janeiro, enchendo-a de alfaias.

A Princesa Isabel foi católica devota, tanto que a paixão pela família disputava espaço com a dedicação à igreja. Ocupava quase todo o seu tempo com missas, com o confessionário, com festejos religiosos, com quermesses, e com a participação em devoções como a Adoração da Eucaristia. Tinha duas preocupações espirituais, rezar pelos brasileiros e pela conversão dos ateus.

No exílio, recebia diariamente a Eucaristia, ao frequentar  a Basilique du Sacré- Coeur (Basílica do Sagrado  Coração), localizada no bairro de Montmartre, em Paris.

A religião tornou-se um sustentáculo indispensável para Princesa Isabel, dando-lhe forças para enfrentar os seus múltiplos deveres. A fé católica lhe deu um consolo profundo, um lugar de refúgio, valor e objetivo na vida. Ela apegou-se com as devoções de Nossa Senhora de Lourdes, do Sagrado Coração de Jesus, todas identificadas com o Ultramontanismo (sistema dos que são favoráveis à autoridade absoluta do Papa em matéria de fé e disciplina). 
 
Em 1º de agosto de 1901, escreveu para Santos Dumont esta nótula: “Senhor Santos Dumont. Envio-lhe uma medalha de São Benedito, que protege contra acidentes. Aceite-a e use-a na corrente do seu relógio, na sua carteira ou no seu pescoço. Ofereço-lhe pedindo a Deus que lhe socorra sempre”.

Após a morte de sua irmã D. Leopoldina (Duquesa de Saxe- Coburgo- Gota) de febre tifóide em 7 fevereiro de 1871 em Viena, capital da Áustria, aos 24 anos, a Princesa Isabel escreveu: 

“A fé católica é a única consolação para semelhante perda, um consolo profundo em tempos de tristeza, e uma grande bondade divina”.

 Doravante, a Igreja Católica tornara-se para Princesa Isabel um lugar de refúgio, e se empenhou cada vez mais em defender a sua doutrina contra tudo e contra todos, mesmo os hierarquicamente superiores. 


 A Princesa Isabel realmente foi católica do fundo da alma até o fim da vida, ficando conhecida por beata, em função desse fervor religioso.


OUTROS RASGOS QUE FALAM ALTO DO ESPÍRITO RELIGIOSO DA MAIOR DAS BRASILEIRAS:

1- No 35.º aniversário da Imperatriz Teresa Cristina, em 14 de Março de 1857, ela informou: “Hoje, quando acordei, rezei um Padre-Nosso e uma Ave-Maria pela intenção da mamãe. O dia está lindo, parece que Deus também quis festejar os anos da mamãe”.

2- “Acabamos, há pouco, com a festa da Igreja. Perdoei 6 réus e comutei 2 penas de morte. É uma das poucas atribuições de que gosto no tal poder!!!”

3- “Esta tarde o tempo nos deu uma estiada e fomos adorar o Santíssimo. Agora está chovendo miudinho”. (Carta de 02/04/1858).

4- Da Semana Santa, deu a notícia: “Temos ido todos estes dias de manhã e de noite aos ofícios da Semana Santa. Com o Internúncio tivemos seis padres.” (Carta de 11/04/1868).

5- “Hoje, foi dia de limpeza na Igreja e deixamo-la muito bem arranjadinha para amanhã”. (Carta de 07/11/1874).

6- Outra preocupação da princesa era, com um grupo de amigas, cantar nas solenidades religiosas da Matriz, como escreveu ao pai, fazendo galhofa, em 30/11/1874: “Lhe direi, entretanto, que seus cabelos se teriam arrepiados hoje, ao ouvir as vésperas que cantamos na Igreja às 3 horas”.

7- No final do curso do 4º mês de sua segunda gestação, ao referir para a Condessa de Barral que sentiu os movimentos ativos do bebê dentro do seu útero, e sequiosa para a chegada do mês de outubro, o mês de seu parto, exclamou: “Meu Deus! Como eu queria que o mês de outubro já tivesse chegado e passado! E passado como nós queremos que passe!!! Reze por nós a Nosso Senhor e a todos os que estão no Céu!”

8 - Pela canonização do Padre José de Anchieta (o Apóstolo do Brasil): “Queira, pois Vossa Santidade resolver que é lícito aos católicos brasileiros venerarem em seus altares a imagem de tão santo varão. Queira também Vossa Santidade lançar sua apostólica bênção sobre mim e sobre minha família e sobre a Nação Brasileira”. (Palácio, 11/07/1877).

9- “Na Igreja tivemos nosso Mês de Maria sempre precedido do terço, dito em intenção de Papai e de Mamãe. Não são as orações que têm faltado; por toda parte se reza e se manda rezar, e esta manhã nas Irmãs, tivemos uma Comunhão por intenção de Papai. Comungamos nós dois e umas quarenta senhoras”. (13/05/1888).

10- Eis na íntegra as letras apostólicas do Santo Padre Papa Leão XIII por ocasião da outorga da insígnia Rosa de Ouro à Princesa Isabel: “A muito amada em Cristo Filha Nossa Isabel Princesa Imperial Regente do Império do Brasil”. E foi com os lábios trêmulos de santa emoção embriagada quase pela suave fragrância que a flor de ouro desprendia, que a Princesa Isabel após beijá-la comovidamente, afirmou ao enviado do Papa Leão XIII: “Agradeço ao Santo Padre esta grande prova de apreço, e prometo ser filha obediente da Santa Sé”.

11-No exílio, na capela do Castelo d’Eu havia uma imagem do Sagrado Coração de Jesus, entre a Coroa Imperial Brasileira e a bandeira do Brasil Império. Diante desses símbolos a princesa vinha, diariamente, rezar pelos seus queridos brasileiros.

12- Eis a expressão de sua vontade suprema assinalada em seu testamento, feito em Boulogne-sur-Seine, Paris, em 10 de janeiro de 1910: 

“Quero morrer na Religião Católica, Apostólica, Romana, no amor de Deus e no dos meus e de minha Pátria”.

          O seu fervor pelo catolicismo era tão grande que ela era capaz dos mais assinalados sacrifícios. Aos 70 anos de idade e com grande dificuldade para se locomover (precisava do auxílio de uma bengala), por causa do excesso de peso e de problemas cardíacos, visitou em 05 de setembro de 1916, a Igreja Sagrada Família (obra do mais famoso arquiteto catalão, Antoni Gaudí) em Barcelona na Espanha passando todo esse dia em orações.

           A Princesa Isabel, em 6 de novembro de 1884, juntamente com o esposo e os filhos D. Pedro de Alcântara, D. Luis Felipe, e D. Antônio, retornou a cidade de Aparecida, ocasião em que fez uma longa oração perante à imagem de Nossa Senhora agradecendo a graça alcançada (das gestações a termo, com filhos vivos), entregando-lhe uma pequena coroa de ouro de 24 quilates, pesando300 gramas em forma de globo, com uma cruz cravejada de rubis, e com 40 diamantes (24 maiores e 16 menores), acompanhada de uma almofada bordada em prata e ouro para sustentar a coroa, além de um rico manto azul-marinho, com 21 brilhantes representando as 21 Províncias do Império do Brasil. No dia 8 de setembro de 1904, com aprovação do Papa Pio X, a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi solenemente coroada por D. José Camargo Barros. A partir dessa data, oficialmente, a imagem passou a usar o manto, e a coroa passou a adornar a cabeça da pequena imagem.

Cumpriu também a promessa à Santa Isabel da Hungria, e até hoje, existe em Caxambu, a Igreja de Santa Isabel da Hungria.

Princesa Isabel em 8 de dezembro de 1907 em seu exílio em Paris. “Ao pedido que distintas e queridas patrícias me dirigem, de escrever algumas linhas para o Álbum Mariano, não me é lícito deixar de aquiescer. Meu amor e devoção à Santíssima Virgem torna-me grato escrever. Justamente em 1908 festejar-se-á o jubileu de Nossa Senhora de Lourdes, que para mim representa a graça obtida do nascimento de nossa filhinha que Deus quis levar a Si, e para meu consolo foi logo seguido dos nossos três filhos, Nossa Senhora de Lourdes cujo santuário inúmeras vezes visitei com a maior emoção.

Que Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora das Vitórias, Nossa Senhora de Pellevoisin, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Glória, cujos dois últimos santuários me é vedado por ora tornar a visitar, proteja nossa cara pátria, meu esposo e filhos, todos aqueles que para sua glória trabalham, e de todo o coração a venera e lhe é dedicado”.

(Redentora) * A sua piedade cristã que lhe falava ao coração, a sua fé inabalável, e a sua sensibilidade religiosa, a fez sancionar em 13 de maio de 1888 (um domingo), a Lei Áurea (Lei Imperial n.º 3353), extinguindo a escravidão em todo o território nacional. Por esse ato, foi cognominada, “A Redentora,” e agraciada pela Igreja Católica com a suma distinção, o Premio Rosa de Ouro. Premio outorgado pelo Santo Padre Papa Leão XIII em 28/09/1888.

Colaboração: Dr.Cleomenes Barros Simões, juntamente com a sua esposa Maria Tereza, são católicos praticantes. Ele é médico Ginecologista e Obstetra na cidade de Guarulhos, São Paulo. Autor dos livros “Toda a Ginecologia e Obstetrícia em Testes” (3ª edição) e “Patologia do Trato Genital Inferior”, ambos da Editora Roca, São Paulo. “Os Partos da Princesa Isabel, a Redentora - Uma contribuição para a História da Medicina no Brasil” da All Print Editora, São Paulo.

PF vai interrogar irmão de Ricardo Teixeira


A coisa já esteve melhor, Mr Teixeira
Saiu no UOL Esporte:

MPF exige interrogatório de irmão de Ricardo Teixeira para provar lavagem de dinheiro


Roberto Pereira de Souza

Em São Paulo


Má notícia para Ricardo Teixeira: o Ministério Público Federal exige que Guilherme Teixeira,  irmão do presidente da CBF, também seja interrogado no inquérito policial por lavagem de dinheiro. Guilherme atua como procurador de Ricardo no comando de empresas suspeitas por evasão de divisas., há mais de dez anos.


Para piorar o cenário para os irmãos Teixeira, outro fato oficial:  o Conselho Nacional de Justiça determinou uma apuração na conduta de juízes federais que se relacionam com a Confederação Brasileira de Futebol, no momento em que seu presidente Ricardo Teixeira está sendo investigado por lavagem de dinheiro. A corregedoria não gostou de saber que juízes federais vão participar de torneio de futebol no campo da CBF, na Granja Comary, em novembro. Teixeira também dirige o Comitê Organizador da Copa 2014.


A Delegacia de Crimes Financeiros, da Superintendência da PF do Rio de Janeiro, começará a investigação contra Teixeira e seu irmão Guilherme ainda esta semana.


O CNJ teme que as ligações de amizade e favorecimentos possam atrapalhar o fluxo dos trabalhos dos juízes que deverão julgar o caso, após possível denúncia.


A Ajufe, que representa os juízes federais e que será analisada pelo CNJ, explicou em duas  notas que o apoio da CBF à entidade é “institucional e não é ilícito”:


“A licitude da parceria institucional entre a Ajufe e CBF, para a realização de eventos como Futebol Cidadão e Projeto João de Barro, é incontestável e idêntica à realizada entre a CBF e o próprio Conselho Nacional de Justiça”.


Esse trecho da nota varou os andares do CNJ como uma bala perdida. “é um equívoco dizer isso, porque não temos convênio com a CBF”, explicou um assessor do Conselho de Justiça. “Nosso projeto atende os ex-detentos que precisam de emprego. As sedes da Copa 2014 deverão empregar certo número de cidadãos que cumpriram suas penas e precisam de uma nova chance”.


Como formalidade, o CNJ só pode investigar juízes suspeitos de favorecimento nesse tipo de convênio. “Não se pode investigar a Ajufe como entidade privada. Mas se algum juiz recebeu algum tipo de favorecimento ou dinheiro, a corregedoria entrará em ação”, informou o assessor.


Outro problema que cerca a investigação contra Ricardo Teixeira pode estar na própria Polícia Federal do Rio de Janeiro, onde laços de amizade já se estenderam da CBF até a associação dos delegados federais.


“Teixeira participou da posse do delegado Valmir Lemos de Oliveira, superintendente da PF no Rio de Janeiro, recentemente”, informou uma fonte da Justiça carioca. Lemos de Oliveira, como superinendente local,  é o responsável maior pelo inquérito de lavagem de dinheiro, pedido pelo Ministério Público Federal.


UOl Esporte enviou ao superintendente Lemos de Oliveira perguntas sobre sua relação pessoal com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que, agora, passa a ser alvo de investigação. Até as 20h30 desta terça-feira (11/10), nenhuma resposta foi fornecida.


O delegado Lemos de Oliveira estava na diretoria da associação dos delegados federais quando a CBF decidiu abrir seus cofres para financiar uma atividade da entidade. Detalhe: Teixeira é investigado ou suspeito de ter cometido lavagem de dinheiro desde os anos 1990.


Logo após o relatório da CPI do Futebol (2000-2002), que encontrou fortes evidências de  lavagem de dinheiro em operações financeiras das empresas de Teixeira (Sanud e RJL Participações), quatro processos foram trancados pela Justiça Federal.


Mas a operação para inocentá-lo teria começado antes, na própria PF. A pedido do MPF, um delegado de fora do Rio de Janeiro foi chamado para o trabalho de relatar quatro investigações.


Em 30 dias, o policial fez todos relatórios, pedindo arquivamento dos inquéritos.


O inquérito que está na Delegacia de Crimes Financeiros,  na Polícia Federal/RJ,  vai apurar novas denúncias contra as duas empresas de Teixeira por remessa ilegal de dinheiro para o Brasil.


No ofício enviado à PF, o procurador da República Marcelo Freire diz que “Ricardo Teixeira e sua quadrilha podem ter cometido novos crimes de evasão de divisas”, usando a Sanud. O prazo inicial para as investigações é de 90 dias.


Agora, o caso ganha força pela entrada do CNJ na apuração da conduta de juízes que se relacionam com Ricardo Teixeira. Outro ponto  novo:  documentos que listam operações de suborno de mais de U$150 milhões citam também a Sanud com o beneficiária, em processo que corre na Suíça.


“O caso está na Suíça mas os documentos serão requisitados pela Justiça brasileira”, informou uma fonte do Ministério Público Federal, habituada em investigações de crimes internacionais.


Da lista de empresa usadas para pagar propinas a dirigentes da Fifa, constam algumas empresas que podem esconder nomes de brasileiros, além de Ricardo Teixeira.  Wando, Beleza, Sicuretta, Renford Investments e Gilmark Tradings, com sede em Hong Kong, lideram os repasses ilegais, segundo investigadores europeus.

Navalha
A coisa já esteve melhor para a família Teixeira, diria o jenio do Galvão.
Essa Dilma …

Em tempo: e esse delegado Valmir, hein, amigo navegante ?

E essa Ajufe, amigo navegante?

Será que ela tambem quer fechar o CNJ ?

Paulo Henrique Amorim

Anistia Internacional pede prisão de Bush no Canadá




Anistia Internacional pede prisão de Bush no CanadáFoto: Divulgação

ACUSAÇÕES AO EX-PRESIDENTE DOS EUA SÃO DE TORTURA E TRATAMENTO CRUEL, RELACIONADAS A UM PROGRAMA SECRETO DA CIA ENTRE 2002 E 2009; BUSH VAI AO CANADÁ NO PRÓXIMO DIA 20

12 de Outubro de 2011 às 18:02
Agência Brasil - A Anistia Internacional (AI) pediu às autoridades canadenses para prender e processar judicialmente o ex-presidente norte-americano George W. Bush por crimes cometidos contra o direito internacional. Bush estará no Canadá no próximo dia 20. O pedido está expresso em um memorando que a organização internacional de defesa dos direitos humanos enviou às autoridades canadenses no dia 21 de setembro, como anunciou hoje (12) a AI, em nota. “O Canadá deve cumprir as suas obrigações internacionais e prender e processar judicialmente o ex-presidente Bush, dada a sua responsabilidade em crimes contra o direito internacional, incluindo tortura”, declarou Susan Lee, diretora da AI para a região das Américas.
As acusações estão relacionadas com um programa secreto da CIA (agência de inteligência americana), aplicado entre 2002 e 2009, que segundo a AI permitia contra os detidos o uso “de tortura e de outros tratamentos cruéis, desumanos e degradantes”. “Como as autoridades dos Estados Unidos não levaram à Justiça, até ao momento, o ex-presidente Bush, a comunidade internacional deve intervir. Se o Canadá se abstiver de agir durante a sua visita, isso irá constituir uma violação da Convenção das Nações Unidas contra a Tortura e será uma manifestação de desprezo em face dos direitos humanos fundamentais”, salientou a representante.

Bradesco homenageia idealizadores do Cristo com busto



Bradesco homenageia idealizadores do Cristo com bustoFoto: MARCELO CARNAVAL

DOM SEBASTIÃO LEME, IDEALIZADOR DA OBRA, E HEITOR DA SILVA COSTA, AUTOR DO PROJETO, GANHAM LUGAR DEFINITIVO NO CORCOVADO; TRÊS GERAÇÕES DA FAMÍLIA COSTA COMPARECERAM À SOLENIDADE

12 de Outubro de 2011 às 18:08
Rio247_Os bustos do engenheiro e arquiteto Heitor da Silva Costa, autor do projeto e responsável pela obra do Cristo Redentor; e de Dom Sebastião Leme, cardeal arcebispo do Rio que levou adiante a ideia de construção da estátua, ganharam lugar definitivo ao lado do Corcovado. A inauguração foi feita pelo prefeito Eduardo Paes que segurou no colo o tataraneto do engenheiro, Diogo, de apenas dois meses. O grupo Bradesco, representado pelo presidente Luiz Carlos Trabuco, foi um dos patrocinadores da homenagem." A Bradesco Seguros fica muito feliz de participar desta festa, o Rio merece esta homenagem", disse Trabuco.
Heitor da Silva (1873-1947) ganhou o Prêmio Paulo de Frontin (do Clube de Engenharia) pelo projeto da estátua, em 1923. Para representar a família, três gerações Silva Costa compareceram à inauguração do busto. Bel Noronha, bisneta do engenheiro, comemorou a homenagem. “Meu bisavô dedicou dez anos da vida dele a esse projeto. Todos vão poder conhecer uma história que não é só minha, é nossa. Que os 80 anos marquem o reconhecimento de como esta estátua foi feita”, observou Bel.

Siemens demite chefe no Brasil. O motivo: roubo




Siemens demite chefe no Brasil. O motivo: rouboFoto: Divulgação

CONTA DE 7 MILHÕES DE EUROS NA EUROPA FOI O ESTOPIM DA DEMISSÃO DE ADILSON PRIMO, O CHEFE DA MULTINACIONAL ALEMÃ NO BRASIL; EMPRESA É UMA DAS MAIS ATIVAS NOS LEILÕES DE HIDRELÉTRICAS E DO METRÔ; ESCÂNDALO PODE RESPINGAR NO SETOR PÚBLICO

12 de Outubro de 2011 às 18:59
247 – O maior escândalo corporativo do Brasil pode estar se desenhando. Nesta terça-feira, de surpresa, a multinacional alemã Siemens anunciou a demissão de seu presidente no Brasil. Trata-se do executivo Adilson Primo, que liderava uma empresa com receitas de mais de R$ 4 bilhões/ano no Brasil, com atuação em diversos setores, como equipamentos do setor elétrico, de automação industrial, de sistemas metroviários e também da área de saúde. Primo era ainda vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Base, que participa ativamente da formulação dos principais projetos do PAC.
No comunicado, a Siemens anunciou que Primo foi substituído porque a empresa descobriu uma “grave contravenção das diretrizes da companhia”. Por grave contravenção, leia-se uma conta no exterior, abastecida com 7 milhões de euros, desviados da multinacional.
Ocorre que o escândalo pode extrapolar as fronteiras corporativas. Na Europa, tanto a Siemens como outra multinacional, a Alstom, foram investigadas por distribuir propinas de mais de US$ 850 milhões na última década, especialmente na América Latina. No caso da multinacional alemã, até o ex-CEO global, Heinrich von Pierer, chegou a ser afastado. E a Siemens brasileira cresceu escorada em grandes contratos do setor público, tanto no plano federal, com obras do setor elétrico, como no plano paulista, com obras de expansão do metrô.
Rede de suborno
Recentemente, a empresa alemã fechou acordo em investigações internacionais que a apontaram como protagonista da maior rede de suborno de todos os tempos. Por meio da contratação de consultores, a empresa era favorecida em licitações públicas. Em geral, esses consultores remuneravam agentes públicos responsáveis pela análise de propostas e abertura dos envelopes. Um dos personagens investigados, nessa trama internacional, foi Robson Marinho, ex-coordenador de campanha de Mario Covas e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
Nas investigações internacionais, a Siemens admitiu-se culpada e concordou em pagar multas milionárias. Sabia-se que a companhia remunerava agentes públicos. O que não estava no script é que parte da propina pudesse ser desviada para os bolsos de executivos da própria multinacional alemã.
Caso a Polícia Federal e o Ministério Público Federal decidam rastrear os recursos da conta do ex-presidente da Siemens, talvez consigam chegar às licitações fraudulentas. Paulo Ricardo Stark foi nomeado para o lugar de Adilson Primo.

Afif afirma que PSD terá candidato e elogia Meirelles




Afif afirma que PSD terá candidato e elogia MeirellesFoto: André Dusek/Agência Estado

EM ENTREVISTA À RÁDIO ESTADÃO, VICE-GOVERNADOR AVALIOU QUE É "NORMAL" E "JUSTO" QUE O PREFEITO GILBERTO KASSAB FAÇA O SUCESSOR NA CAPITAL PAULISTA

Por Agência Estado
12 de Outubro de 2011 às 19:01Agência Estado
O vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, afirmou hoje que a tendência do PSD é lançar uma candidatura própria na eleição para prefeito em 2012. Em entrevista à Rádio Estadão ESPN, o vice-governador avaliou que é "normal" e "justo" que o prefeito Gilberto Kassab faça o sucessor na capital paulista. "Essa é a tendência do partido, até porque o PSD está no comando da Prefeitura de São Paulo", disse. "E agora é mais do que normal e justo que o prefeito proponha fazer o seu sucessor".
No foco de possíveis alianças do PSD, além de PR, PV, PPS e PSB, está o PSDB. Lideranças do PSDB ligadas ao governador Geraldo Alckmin mostram-se reticentes em ceder a cabeça de chapa de uma eventual aliança para o PSD, em troca do apoio da sigla à reeleição do governador de São Paulo em 2014.
Na entrevista, Afif considerou como "normal" e "natural" uma aliança entre PSDB e PSD na capital paulista. "Se já fez aliança na Prefeitura de São Paulo e no governo de São Paulo, sem perspectiva de rompimento, por que não se pode fazer uma nova?", questionou.
O vice-governador, um dos nomes cotados para ser o candidato do PSD, elogiou o ex-presidente do Banco Central (BC) Henrique Meirelles, também cogitado para o posto. "Não tenho dúvida de que ele reúne todas as condições e qualidades para sê-lo", disse. Hoje, em evento em São Paulo, Kassab também afirmou que o ex-presidente do BC tem condições de ser um "excelente prefeito".