quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Em defesa de Agnelo, Vigilante ataca o DEM




Em defesa de Agnelo, Vigilante ataca o DEMFoto: Thyago Arruda/247

DEPUTADO CONSIDERA QUE  PEDIDO DE IMPEACHMENT CONTRA O GOVERNADOR  É DEBOCHE E IRONIZA ALBERTO FRAGA, QUE ESTARIA QUERENDO UM TERCEIRO TURNO

03 do 11 de 2011 às 18:10
Noelle Oliveira_Brasília 247 - O deputado distrital Chico Vigilante (PT) tomou para si a defesa do governador Agnelo Queiroz diante do anúncio, noticiado pelo Brasilia 247, de que o Democratas no Distrito Federal (DEM-DF) vai pedir o impeachment do governador. Em nota, o distrital caracterizou como "deboche" o pedido anunciado pelo presidente regional do DEM, Alberto Fraga, para segunda-feira (7). "O ex-coronel Fraga pertence ao governo mais corrupto que o DF já abrigou",  diz o distrital, referindo-se ao ex-governador José Roberto Arruda, de quem Fraga foi secretário de Transportes.
O deputado distrital lembrou as denúncias contra Arruda e o então presidente da Câmara Legislativa, Leonardo Prudente, por participação no que ficou conhecido como "mensalão do DEM" e que levou à queda de ambos. "O destino desse pedido de impeachment é o lixo", concluiu Vigilante. "Estão querendo criar factóides para um terceiro turno, parar Brasília outra vez, mas não há essa possibilidade", completou.
O deputado estendeu sua defesa à bancada que apoia o governador na Câmara Legislativa e que, segundo nota divulgada na terça-feira (1º), conta com 19 dos 24 parlamentares da Casa. "Nós da bancada de apoio ao governo na Câmara Legislativa estamos tranquilos, tranquilos", afirmou. O deputado provocou, ainda, o presidente regional do DEM. "E já que o Fraga gosta de mandar recados, aqui vai um para ele: Não tem espaço nem motivo para o seu deboche. Faz-me rir!", disse Vigilante.

Capiberibe pode tomar posse no Senado, diz STF



Capiberibe pode tomar posse no Senado, diz STFFoto: J. Freitas

JOÃO CAPIBERIBE, ADVERSÁRIO DO PRESIDENTE DO SENADO, JOSÉ SARNEY, FICOU EM SEGUNDO LUGAR NAS ELEIÇÕES DO ANO PASSADO, MAS TEVE O REGISTRO DE CANDIDATURA NEGADO COM BASE NA LEI DA FICHA LIMPA

03 de Novembro de 2011 às 17:26
247 - O Supremo Tribunal Federal confirmou hoje o direito de João Capiberibe (PSB-AP) de tomar posse como senador ao recursar, por unanimidade, recurso proposto pelo senador Gilvan Borges (PMDB). O ministro relator do recurso, Luiz Fux, já havia concedido liminar a Capiberide.
João Capiberibe, adversário do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), obteve 130.411 votos nas eleições do ano passado, ficando em segundo lugar. Ele não foi diplomado, porém, pois teve o registro de sua candidatura no ano passado negada pela Justiça Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa. Capiberibe foi condenado por compra de votos, em 2004, e perdeu o mandato de senador na época.
Em seu lugar, assumiu Gilvan Borges, afilhado de Sarney, que ficou em terceiro lugar. Luiz Fux já tinha concedido liminar a Capiberibe, depois que o próprio STF decidiu, em março deste ano, que a Lei da Ficha Limpa não valeu para as eleições de 2010. Os ministros concordaram que a decisão deve ser comunicada imediatamente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP).

União do PT aumenta pressão sobre Serra




Provável ausência de prévias entre petistas faz tucanos retomarem apelos para que ex-governador seja o candidato do partido a prefeito em 2012


JULIA DUAILIBI – O Estado de S.Paulo


A definição do ministro da Educação, Fernando Haddad, como candidato do PT para disputar a Prefeitura de São Paulo em 2012 aumentou a pressão no PSDB para que o partido lance um nome de “unidade” no ano que vem.


Sem um pré-candidato “novo” que empolgue as lideranças, os tucanos voltaram os holofotes para o receituário tradicional: o ex-governador José Serra. A pressão para que ele seja o candidato cresceu nas últimas semanas, à medida que o quadro de pré-candidatos do PSDB não evoluiu em favor de nenhum dos quatro nomes.


Os secretários José Aníbal (Energia), Andrea Matarazzo (Cultura) e Bruno Covas (Meio Ambiente) e o deputado Ricardo Tripoli já se inscreveram para disputar as prévias, marcadas para janeiro, apesar de nenhum deles contar com o entusiasmo da cúpula tucana. “Quem tem quatro pré-candidatos não tem nenhum”, avalia um cacique tucano.


O ex-governador, que está em viagem fora do País, é taxativo ao dizer que não tem interesse em se candidatar. Mas o governador Geraldo Alckmin trabalha com a possibilidade de ele se lançar na disputa, principalmente como forma de unir o PSD, de Gilberto Kassab, na chapa tucana.


Diante desse cenário, Alckmin, que apostara inicialmente em Bruno Covas, quer ganhar tempo. A candidatura do neto de Mario Covas enfraqueceu depois que ele declarou ao Estado ter recebido oferta de propina para liberação de emendas, quando era deputado estadual – ele voltou atrás da declaração.


Apesar de o nome de Serra ser considerado o mais forte, há também no partido a avaliação de que Haddad, por ser um candidato “novo”, aumenta o risco de a legenda sair com um quadro tradicional: Serra disputou a Prefeitura paulistana em 1996 e 2004, quando ganhou e eleição. Na avaliação dos tucanos, a senadora Marta Suplicy (PT) era uma candidata mais fácil de ser derrotada.

STF autoriza Dilma a indicar valor do mínimo por decreto



STF autoriza Dilma a indicar valor do mínimo por decretoFoto: Divulgação

SUPREMO NÃO ACATOU PEDIDO DOS PARTIDOS DE OPOSIÇÃO, QUE ARGUMENTARAM QUE A PRERROGATIVA FERE A CONSTITUIÇÃO, SEGUNDO A QUAL O SALÁRIO MÍNIMO DEVE SER DEFINIDO POR LEI

03 de Novembro de 2011 às 17:29
Evam Sena_247, em Brasília – O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por 8 votos a 2, hoje, que o salário mínimo pode ser determinado por decetro presidencial, como determina a Lei 12.382, de fevereiro deste ano, que trata de política de valorização do mínimo entre 2012 e 2015. O mecanismo foi questionado pelos partidos PPS, PSDB e DEM.
Para os partidos de oposição, a permissão de a presidente da República, Dilma Rousseff, dizer o valor do salário mínimo por decreto retira do Congresso Nacional a tal prerrogativa e fere a Constituição, segundo a qual essa fixação deve ser feita por lei
O governo federal defende que o reajuste já foi determinado na lei. O critério é a soma da inflação do ano anterior, medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços do Consumidor) e da média do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos antes. Para a AGU, (Advocacia Geral da União), o decreto irá somente declarar o valor nos termos determinados na lei.
“Sequer o Executivo tem escolhas e interferência nesse processo. O decreto tem a finalidade de informar para a sociedade, aplicada a regra, o valor do salário mínimo. O presidente não escolhe nada, ele cumpre um comando do Congresso Nacional”, defendeu o advogado-geral da União, Luiz Inácio Adams, durante sessão.
A relatora, ministra Carmen Lúcia, votou contra os partidos de oposição, declarando constitucional o artigo que determina a fixação do valor do mínimo por decreto presidencial. “O que estará no decreto é apenas a aplicação do índice e divulgação da soma artmética dos critérios estabelecidos nos termos da lei aprovada no Congresso Nacional”, disse.
Acompanharam a relatora os ministros Luiz Fux, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa, Ayres Britto, Gilmar Mendes e Celso de Melo e Cezar Peluso. Os minsitros Ayres Britto, Marco Aurélio entenderam que a lei é inconstitucional.
O ministro Gilmar Mendes, embora tenha votado pela constitucionalidade da lei, fez uma ressalva sobre o período de abrangência da lei , que ulrapassa o fim desta legislatura, em fevereiro de 2015, e limita a decisão dos deputados eleitos para os quatro anos seguintes. “Não se pode fazer essa transferência de forma ampla que já envolva, ainda que parcialmente, a próxima legislatura, porque tem sérias implicações políticas”, disse.

“Não pude recusar pedido de Dilma e de Lula”



“Não pude recusar pedido de Dilma e de Lula”Foto: ANDRE DUSEK/AGÊNCIA ESTADO

SENADORA MARTA SUPLICY DESISTE DE SER CANDIDATA A PREFEITA DE SP; EX-PRESIDENTE, QUE PEDIU PARA ELA SAIR DA DISPUTA, FOI O PRIMEIRO A SABER; “TELEFONEI PARA LULA HOJE DE MANHÃ. VAMOS ALMOÇAR”; MARTA NÃO DECLAROU APOIO A FERNANDO HADDAD; “SÓ PROMETO SUAR A CAMISA”

Por Agência Estado
03 de Novembro de 2011 às 16:00Agência Estado
247, com informações da Agência Estado - A senadora Marta Suplicy (PT-SP) oficializou hoje a sua desistência da pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo nas eleições do ano que vem. O anúncio foi feito em um auditório lotado durante encontro com jornalistas na sede do Diretório Nacional do PT na capital, na tarde de hoje. A petista vinha liderando as pesquisas de intenção de voto dos principais institutos de pesquisa e com sua saída da disputa, ganha força a candidatura do ministro da Educação, Fernando Haddad, apadrinhado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A decisão de Marta em abrir mão da pré-candidatura deve evitar que o PT realize prévias - marcada para o dia 27 deste mês - para a escolha do candidato da legenda que disputará a sucessão do prefeito Gilberto Kassab em 2012. Sobre isso, Marta foi taxativa: "Numa prévia, todos perderiam. Eu vou na jugular".
A senadora levou em consideração pedido da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula para deixar essa disputa em prol da candidatura do ministro Fernando Haddad. "A um pedido da presidente Dilma e do ex-presidente Lula eu não poderia dizer não. Um pedido dos dois é irrecusável. Vou me resguardar até o final deste processo. Estou saindo da disputa de coração".
A direção do PT acredita que os outros pré-candidatos - os deputados federais Jilmar Tatto e Carlos Zarattini e o senador Eduardo Suplicy - também irão abrir mão dessa disputa, mesmo que oficialmente eles neguem. Para o PT, numa disputa municipal que promete ser muito acirrada, o ideal é o partido caminhar unido, desde já, em torno do nome de Fernando Haddad.
A senadora afirmou ter conversado com Lula hoje. "Liguei hoje de manhã para Lula. Marcamos um almoço". Lula disse à Marta que "não aguento mais ficar em casa" e que, na próxima semana, já estará no Instituto Cidadania. "A voz dele estava ótima", disse Marta.

"Numa prévia, todos perderiam"



Foto: ANDRE DUSEK/AGÊNCIA ESTADO

COM ESTA FRASE, MARTA SUPLICY JUSTIFICOU SUA DESISTÊNCIA DE CONCORRER À PREFEITURA DE SÃO PAULO EM 2012. "AS PRÉVIAS IRIAM ESTRAÇALHAR A NOSSA MILITÂNCIA. NUMA PRÉVIA, TODOS PERDERIAM. EU VOU NA JUGULAR", DISSE MARTA, QUE NÃO DECLAROU APOIO AO MINISTRO DA EDUCAÇÃO, FERNANDO HADDAD

Por Agência Estado
03 de Novembro de 2011 às 16:00Agência Estado
247, com informações da Agência Estado - A senadora Marta Suplicy (PT-SP) oficializou hoje a sua desistência da pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo nas eleições do ano que vem. O anúncio foi feito em encontro com jornalistas na sede do Diretório Nacional do PT na capital, na tarde de hoje. A petista vinha liderando as pesquisas de intenção de voto dos principais institutos de pesquisa e com sua saída da disputa, ganha força a candidatura do ministro da Educação, Fernando Haddad, apadrinhado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A decisão de Marta em abrir mão da pré-candidatura deve evitar que o PT realize prévias - marcada para o dia 27 deste mês - para a escolha do candidato da legenda que disputará a sucessão do prefeito Gilberto Kassab em 2012. Sobre isso, Marta foi taxativa: "Numa prévia, todos perderiam. Eu vou na jugular".
A senadora levou em consideração pedido da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula para deixar essa disputa em prol da candidatura do ministro Fernando Haddad. "A um pedido da presidente Dilma e do ex-presidente Lula eu não poderia dizer não. Um pedido dos dois é irrecusável. Vou me resguardar até o final deste processo. Estou saindo da disputa de coração".
A direção do PT acredita que os outros pré-candidatos - os deputados federais Jilmar Tatto e Carlos Zarattini e o senador Eduardo Suplicy - também irão abrir mão dessa disputa, mesmo que oficialmente eles neguem. Para o PT, numa disputa municipal que promete ser muito acirrada, o ideal é o partido caminhar unido, desde já, em torno do nome de Fernando Haddad.
A senadora afirmou ter conversado com Lula hoje. "Liguei hoje de manhã para Lula. Marcamos um almoço". Lula disse à Marta que "não aguento mais ficar em casa" e que, na próxima semana, já estará no Instituto Cidadania. "A voz dele estava ótima", disse Marta.

MP abre investigação para apurar caixa 2 do PSDB de AL com o banco Panamericano.





O Ministério Público de Alagoas abriu investigação para apurar a participação do secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Luiz Otávio Gomes, em um suposto esquema de caixa dois da campanha do governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho (PSDB), intermediado pelo banco Panamericano.

O promotor Sidrack Nascimento solicitou documentos da secretaria para as investigações. Luiz Otávio Gomes é citado em uma troca de e-mails entre o ex-presidente do banco, Rafael Palladino, e o gerente operacional de consignação do Panamericano, Luiz Carlos Perandin, no dia 23 de agosto de 2010.

"Acabei de falar com o secretário. Ele receberá o contrato assinado, protocolado pela Secretaria da Fazenda, e disse que amanhã estará em SP para negociar o retorno", diz Peradin ao ex-presidente do banco.

O contrato a que se referem é uma negociação para o pagamento de empréstimos consignados atrasados de R$ 2,7 milhões. Gomes teria recebido, segundo as investigações da Polícia Federal de São Paulo, 25% deste valor - R$ 678,5 mil - a título de propina, para o caixa dois.

No dia 24 de agosto de 2010, o Diário Oficial do Estado publicou uma determinação emitida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística. O texto autorizava o pagamento de uma diária e meia (R$ 630) "referente a viagem às cidades de São Paulo, Sorocaba e Cotia/SP". A medida se refere ao secretário alagoano e cita os dias 24 e 25 de agosto, indicando que ele estava em São Paulo nesses dias.

O deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT) vai marcar, para a próxima semana, uma audiência com o superintendente da Polícia Federal de Alagoas, Amaro Vieira, para acompanhar as investigações. A PF alagoana entrou no caso, a pedido da Justiça Federal.

Ex-assessor de Paulo César Farias, o PC Farias, Gomes já foi acusado de usar a própria empresa, a LOG Negócios & Consultoria, para conseguir benefícios fiscais no governo de Alagoas. A denúncia foi feita pelo Psol ao Ministério Público Estadual. Estes benefícios eram aprovados pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico, presidido por Gomes.Informações do Portal Terra

Folha: mais uma falha com a história




Luciano Rezende *



O editorial do jornal Folha de São Paulo, publicado no dia de finados, foi de matar. Pela primeira vez evocaram a dialética para, de forma antidialética, atacar o PCdoB.


Como inimigos da democracia, partem para o insulto e para a desqualificação de um Partido que ousou lutar contra a tal “ditabranda” que eles (família Frias) apoiaram diretamente no Brasil. Liberdade de ideias só da boca para fora e quando os convém, pois jamais deram uma nota de rodapé que fosse para saudar as inúmeras realizações e êxitos alcançados pelo Ministério do Esporte com a colaboração dos comunistas.

Acaso fossem honestos mencionariam ao menos que com o PCdoB à frente da pasta, o país logrou poder sediar os dois mais importantes eventos do planeta (Copa do Mundo e Olimpíadas) afora os jogos Panamericanos ocorridos no Rio. Elogiar o legado que esses eventos representam ao país, com ingresso de divisas imensamente maior ao que o Ministério dispõe, seria pedir demais. Logo eles que, através de seus “calunistas”, tentam incutir na sociedade a ideia de uma estúpida contradição entre eventos esportivos e investimentos em saúde, educação e segurança. Ressente-se de que os governos neoliberais passados foram incapazes até mesmo de promover uma conotação social ao esporte como elemento inclusivo da população.

O editorial defende abertamente a exclusão do PCdoB do governo. Justamente a Folha, que tanto condena o tal “hegemonismo” petista, reclama agora que a pasta do Esporte continue com um aliado histórico. Será que esperavam que Dilma convidasse o PSDB, DEM ou PPS para dar continuidade à exitosa política desportiva inaugurada com Agnelo Queiroz e continuada por Orlando Silva? Outros ministros foram substituídos e nem por isso a Folha cobrou pela troca de partidos, mas com o PCdoB é diferente.

Com o tom provocativo que lhe é peculiar, a Folha afirma que se Orlando fosse inocente não haveria a necessidade de a “presidente Dilma Rousseff tê-lo afastado nem dado posse a Rebelo”. Quanta hipocrisia! Orlando de fato deveria continuar e apenas foi afastado por que a imprensa fez de tudo para derrubá-lo fazendo o uso de todo seu arsenal de calúnias e difamações, podando qualquer mecanismo de julgamento mais imparcial pelos órgãos competentes. Infelizmente o governo cedeu mais uma vez às pressões golpistas e desestabilizadoras da Folha e congêneres.

Mas como lembra o pesquisador Fábio Palácio, não basta atacar o PCdoB no presente. Urge desconstruir seu passado. E é aí que a Folha solta o verbo e discorre sobre a “saga de erros históricos” dos comunistas.

A história da Folha é a das classes dominantes. Nesse roteiro associam o Partido ao “ditador” Stálin e ao “tirano” Mao Tsé-tung. Só faltou dizerem que foi Stálin que ordenou o lançamento das bombas atômicas em civis inocentes no Japão praticamente rendido na segunda Grande Guerra. Desconhecem o fato de que o marxismo não faz política na abstração, mas se baseia na análise científica dos fatos. Publicamente o Partido reconhece abertamente as limitações, equívocos e erros praticados durante os 29 anos em que Stálin esteve à frente da URSS e o faz se nenhum constrangimento.

Ocorre que também não se pode abrir mão de valorizar o extraordinário papel desempenhado pela URSS como principal inimiga do nazifascismo e tampouco é razoável renunciar aos incríveis êxitos alcançados pela URSS nos campos social, tecnológico, econômico, cultural, desportivo etc.

Hoje, embora a Folha seja incapaz de noticiar, a Rússia capitalista do primeiro-ministro “democrata” Vladimir Putin é a primeira no mundo no número de doenças psiquiátricas, no número de suicídios entre pessoas da terceira idade, no número de suicídios entre crianças e adolescentes, no número de crianças abandonadas pelos seus pais, no número de abortos e de mortalidade materna, no número de divórcios e de filhos nascidos fora do casamento, no consumo de bebidas alcoólicas e na venda de álcool de alta gradação, no número de mortes em consequência do consumo de álcool e do tabaco (na Europa), no consumo de tabaco, no número de crianças que fumam, no crescimento do número de fumantes, no número de mortes ocasionadas por doenças cardiovasculares, no número de acidentes de trânsito, no número de catástrofes aéreas (segundo dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo – IATA – o número de acidentes aéreos na Rússia supera em 13 vezes a média mundial). A Rússia capitalista hoje detém o primeiro lugar em perda absoluta de população, o primeiro lugar em relação à taxa de crescimento de multimilionários, o primeiro lugar em importação de automóveis da China e em importação de carne de canguru da Austrália, o primeiro posto em volume de gás desperdiçado (são queimados sem nenhum proveito mais de 50 bilhões de metros cúbicos de gás), o primeiro lugar em reservas de sal – sendo que quase a metade do sal consumido na alimentação é importado – e também é o primeiro lugar no número de exportação de escravos para o mercado de tráfico humano internacional. Nenhum país socialista apresenta esses índices.

O editorial continua seus ataques aos comunistas considerando como “delírio revolucionário” a opção do PCdoB por resistir à ditadura militar nas matas do Araguaia. Normal, pois não tiveram o prazer de ver suas kombis carregadas de comunistas do PCdoB para o DOI-CODI.

Não pertence à história do PCdoB o apoio a ditaduras. Esse é o papel reservado aos que defendem, por meio de suas penas, as guerras e intervenções externas tais como ocorrem agora na Líbia, Afeganistão e Iraque.

Se a Folha tem vergonha de sua história, os comunistas jamais renunciarão ao seu passado. O PCdoB valoriza sua épica existência de quase nove décadas sem nenhuma reserva em se fazer abertamente a autocrítica de seus erros, que certamente ocorreram e ocorrerão. Mas jamais se penitenciará pelo fato de ter traído a confiança do povo brasileiro.

Se no passado os comunistas foram levados a pegar em armas e se embrenharem nas matas do Araguaia oferecendo suas vidas em defesa da democracia, hoje o posto de luta que muitos comunistas são chamados é no governo da presidente Dilma para fazer avançar as conquistas progressistas. Isso não é trocar “ideologia por migalhas”, mas reforçar a ideologia em uma nova trincheira de lutas que se apresenta. E é justamente isso que a Folha teme.

* Engenheiro agrônomo, mestre em Entomologia e doutorando em Genética. Professor do Instituto Federal de Alagoas

Flávio Aguiar: O complexo do beija-mão da direita brasileira



O colunista da Folha Sergio Malbergier sugeriu que a presidenta Dilma estaria substituindo “complexo de vira-lata” pelo de “poodle”, ao fazer exigências à União Européia na cúpula do G-20. Na verdade, a crítica do jornalista é um perfeito exemplar de outro complexo tipicamente brasileiro, o “do beija-mão”, ideologicamente de direita e que assola a vida nacional desde os tempos coloniais.
Flávio Aguiar, correspondente da Carta Maior em Berlim
Berlim – Muito se tem falado recentemente sobre o “complexo de vira-lata”, metáfora do sentimento brasileiro criada por Nelson Rodrigues, para se referir à política externa brasileira. Hoje, de maneira deselegante, o colunista da Folha Sergio Malbergier sugeriu que a presidenta Dilma Rousseff poderia estar substituindo este complexo pelo de “poodle”, ao fazer exigências à União Européia perante a cúpula do G-20.
A esquerda acusa a direita de “complexo de vira-lata” por esta querer que o Brasil se diminua perante as potências ocidentais. A direita acusa a esquerda do mesmo, e o governo brasileiro, por achar que ambos defendem um “terceiro-mundismo mofado”. Para mim, a razão nestas acusações fica com a esquerda, não com a direita, pelo fato de que, entre ambos os argumentos, coloca-se um outro complexo, que assola a direita em matéria de política externa, que é o “complexo do beija-mão”.
O complexo do beija-mão é algo que assola a vida brasileira desde os tempos coloniais, e que consiste em pensar que o que se consegue na vida não se deve aos próprios méritos, mas sim ao favor dos poderosos. É um capítulo interessante da ideologia do favor, que tanto governou e nos governa ainda.
Para esse complexo, é um absurdo o Brasil se mostrar ostensivamente independente das potências ocidentais, a ponto de criticar algumas delas em público, como no caso do G-20, em que a presidenta Dilma vai cobrar medidas mais duradouras e anti-recessivas da bancada européia. É também absurdo o Brasil não se alinhar costumeiramente aos Estados Unidos. Por quê? Porque assim perderemos o beneplácito dos poderosos, e não teremos as vantagens comerciais que poderíamos ter. Como se o mundo comercial de hoje fosse regido por esses favores do beija cá dá lá.
Mas não só isso. Devemos adular também os pequenos emergentes. Para esse complexo, o Brasil errou redondamente ao não se alinhar ao neogoverno da Líbia, porque agora, nas prebendas que serão distribuídas como botim depois do bárbaro linchamento de Gadafi (que deveria ter sido julgado em Haia), não teremos parte alguma. Como se as potências bombardeiras deixassem algum espaço espontâneo para quem beijasse as mãos suas ou de seus apaniguados. A diplomacia brasileira – e nisso acerta – aposta em outra coisa, na multilateralidade de sua abordagem da cena internacional, tanto do ponto de vista comercial como do político.
Porque assim é o mundo contemporâneo: multilateral, não mais bi nem unipolar. É claro que existem considerações de natureza ética na política internacional. Apoiar uma resolução do Conselho de Segurança da ONU sobre uma “no-fly zone” na Líbia que vai servir na verdade para bombardear um dos lados da questão em detrimento de outro, inclusive para matar o líder desse lado em questão, não é ético. Além disso, não é pragmático: o Brasil perderia o perfil que vem laboriosamente construindo num mundo multi-lateral que inclui, além do Ocidente em crise monetária, fiscal, econômica e política, os BRICS, o G-20, a América Latina, a África subsaariana, o Oriente Médio, para dizer o mínimo e o máximo.
Tudo isso remonta a dizer que o mundo íntimo da nossa direita é completamente anacrônico. Ele não consegue visualizar a estatura que o Brasil atingiu na cena internacional. Também não consegue visualizar a própria cena internacional, que é bem mais complexa do que um jogo de mocinho e bandido ou de gato e rato.
Uma última observação. Toda a ironia tem dois gumes, a gente sabe. É bom lembrar que na época em que Nelson Rodrigues criou a metáfora do “complexo de vira-lata” o modelo ideal de cachorro era o pastor alemão, de triste memória (o modelo ideal, não o cachorro que, deixado a seu instinto, é de índole boa e pacífica).

Câncer de Lula gera apoio inédito na internet



Câncer de Lula gera apoio inédito na internetFoto: Ricardo Stuckert/Reuters

DEMOCRACIA PROMOVIDA PELA WEB DÁ VOZ AO POVO: E-MAIL CRIADO PELO INSTITUTO CIDADANIA JÁ RECEBEU ATÉ HOJE 2.560 MENSAGENS DE APOIO AO EX-PRESIDENTE. VÍDEO DE AGRADECIMENTO GRAVADO POR LULA CHEGOU A MAIS DE 48 MIL VISUALIZAÇÕES

03 de Novembro de 2011 às 14:40
Gisele Federicce_247 – O diagnóstico do câncer de Lula permitiu a criação de um movimento de solidariedade poucas vezes visto na internet. Em questão de minutos depois de a notícia sobre a doença do ex-presidente ser divulgada, na manhã do sábado 29, a hashtag #ForcaLula já figurava entre os temas mais comentados no Twitter. Em uma série de portais, até mesmo no Brasil 247, os leitores direcionaram dezenas de comentários ao ídolo brasileiro. “Lula te desejo toda força pra vencer mais essa batalha, quero que saiba que estou orando por ti todos os dias, que Deus irá lhe conceder mais essa vitória”, escreveu a leitora Claudia Simões, no domingo 30, às 23:07, na reportagem “saudelula@icidadania.org”.
A propagação das notícias por meio da rede foi claramente incentivada pelo próprio Lula. Por meio do site do Instituto Cidadania, fundado por ele em agosto deste ano, eram publicadas, antes de qualquer veículo da imprensa, fotos e passo a passo do ex-presidente em suas idas ao hospital, a primeira sessão de quimioterapia, a realização de exames e visitas recebidas no quarto, como a da presidente Dilma.
A fim de receber mensagens de apoio da população, a entidade criou um e-mail exclusivo saudelula@icidadania.org, que em quase seis dias de funcionamento recebeu exatos 2.560 e-mails (veja alguns abaixo), contabilizados até a manhã desta quinta-feira. Ao agradecer pelo apoio, Lula não escolheu nenhum veículo da grande imprensa, mas novamente a web: um vídeo publicado no YouTube foi veiculado, novamente, no site da organização e já exibe, hoje, 48.570 visualizações. A mensagem foi transmitida por emissoras de televisão e incorporada com destaque em diversos portais de notícias.
O fácil acesso conquistado pela internet é um ponto para a democracia, na opinião do cientista político João Guilherme Vargas Neto. “A democracia brasileira já está em um ponto que é possível tornar pública a doença de uma pessoa pública. A divulgação está na medida certa. A única coisa que não está na medida certa é essa histeria preconceituosa que aconteceu nas redes sociais”. Vargas Neto se refere a um movimento contrário à cura de Lula que, inevitavelmente foi criado ao lado de termos como “Força Lula” e “Volta Lula”.
Leia abaixo algumas mensagens enviadas ao email saudelula@icidadania.org.
Maria Lúcia: Você sabe que o povo tá com você né? Então, trate de seguir o tratamento muito direitinho, falar pouco e ficar bom logo, porque você sabe que essa nossa jovem democracia ainda precisa mmmmuuuuuito de você.
Queops: No seu vídeo de agradecimento aos internautas você disse (mais ou menos) assim, "que se o bolo fosse maior cada um de nós receberia uma fatia etc.". Você está equivocado, amigo: desde 2002 você divide o bolo conosco e agora nós dividimos contigo a nossa solidariedade. 
Nicola: Você viveu maior parte de sua vida lutando pelos seus ideais, sofreu, mas venceu, e ajudou milhões de brasileiros a sair da miséria extrema e a ter novas perspectivas! Você não abandonou os mais fracos e oprimidos e hoje todos nós também não te abandonaremos, estaremos contigo em pensamento, em oração e na torcida! 
Juliana: Sabemos que na vida temos algumas pedras para carregar, e se essa for a sua, Lula, carregaremos junto com o senhor.
Paulinho: Que Deus lhe dê sabedoria para mais esta caminhada. Estaremos sempre com energias positivas emanando de cada rincão desse país. Muita força e sairemos dessa nova batalha mais uma vez com vitória. O companheiro Zé está lá em cima dando uma grande contribuição positiva com certeza. Minha eterna gratidão e apoio.