segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Dilma anuncia monitoramento on-line de todo o governo



Dilma anuncia monitoramento on-line de todo o governoFoto: ANDRE DUSEK/Agência Estado

PRESIDENTE DISSE QUE ACOMPANHAMENTO FAZ PARTE DE "UM PROJETO REVOLUCIONÁRIO, PROGRESSISTA E INDISPENSÁVEL PARA A VERDADEIRA REFORMA DO ESTADO"

Por Agência Estado
23 de Janeiro de 2012 às 21:17Agência Estado
Na primeira reunião ministerial do ano, com a presença de 36 dos seus 38 ministros, a presidente Dilma Rousseff anunciou a criação de um sistema de monitoramento "on-line" de todo o governo para que a população tenha acesso às informações sobre suas ações, em tempo real. Os ministros têm até o meio do ano para apresentar sistemas que permitam o acompanhamento das ações de suas pastas.
Em sua fala, a presidente Dilma disse que este monitoramento faz parte de "um projeto revolucionário, progressista e indispensável para a verdadeira reforma do estado". Explicou, no entanto, que essa reforma não será feita "através da demissão de servidores ou da perda de direitos previdenciários, mas através da gestão de um Estado mais profissional e meritocrático".
As informações foram prestadas pelo novo porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann. Segundo ele, o objetivo de Dilma é fazer com que "o Estado preste serviços melhores para a população, com melhor gestão para o serviço público". Ele lembrou que as antigas classes D e E, que viraram classe C, continuam usando os serviços públicos e elas exigem mais dos serviços públicos.

Aécio é candidato natural do PSDB em 2014, diz FHC



Aécio é candidato natural do PSDB em 2014, diz FHCFoto: Agência Brasil

EM ENTREVISTA À THE ECONOMIST, EX-PRESIDENTE APONTA AÉCIO COMO FAVORITO NA DISPUTA INTERNA DO PARTIDO PARA 2014, MAS PREVÊ "LUTA INTERNA MUITO FORTE" ENTRE O SENADOR E O EX-GOVERNADOR DE SÃO PAULO JOSÉ SERRA; SEGUNDO ELE, "AS COISAS FICARÃO MAIS CLARAS DEPOIS DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS" DESTE ANO

Por Agência Estado
23 de Janeiro de 2012 às 20:20Agência Estado
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso apontou o senador mineiro Aécio Neves como "candidato natural" do PSDB à Presidência em 2014. Em entrevista à publicação britânica The Economist, FHC prevê uma "luta interna muito forte" entre Aécio e o ex-governador de São Paulo, José Serra, pela indicação do partido nas eleições nacionais.
Em uma conversa com a jornalista Helen Joyce, chefe do escritório da revista em São Paulo, realizada no dia 12 de janeiro, o ex-presidente destaca a importância de unidade dentro do PSDB para a escolha de seu candidato daqui a três anos. Questionado sobre quem seria o "candidato natural", FHC respondeu sem rodeios: "Aécio Neves".
O tucano não retira Serra da disputa, indicando que "as coisas ficarão mais claras depois das eleições municipais". No entanto, FHC indica que o ex-governador pode desistir da disputa para promover a renovação do partido e chega a compará-lo ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que disputou a Presidência diversas vezes.
"No caso do PSDB, o ex-governador Serra desempenha o papel do Lula: ele tem coragem, ele gosta de competir. Eu não sei até que ponto ele vai estar convencido de que isso não é para ele, que deve abrir espaço para os outros", avaliou o ex-presidente.
Já a participação do governador paulista Geraldo Alckmin na disputa nacional de 2014 foi praticamente descartada por FHC. O ex-presidente criticou a campanha tucana à Presidência em 2010, quando Serra foi derrotado por Dilma Rousseff no 2º turno. Ele afirma que "o PSDB cometeu erros enormes" e insinua que o fracasso se deveu ao isolamento de Serra dentro do partido.

Comentários dos moradores de SJC sobre desocupação de pinheirinho.


Fernanda, adorei seu relato e comentários. E pensar que os sindicatos, igreja, partidos, Paulo Barja, Luiz JC, poderiam estar ajudando estas pessoas do que fazendo terror, mas entao nao estariam ganhando nada em troca. Fernanda, se tiver algo que possamos fazer por favor poste aqui.
Comentado por AMCAST, 23/01/2012 20:36
OBSERVADOR...É VERDADE SIM, O SINDICATO PROMOVEU UM BAILE FUNK PARA AGRADAR O SENADOR GAGÁ SUPLICY...O SENADOR FICOU DOIDÃO COM O CHEIRO DA ERVA E ATÉ DANÇOU COM A VÉIA QUE SE PARECE COM O BIRO-BIRO...AQUELA QUE CANTOU A MÚSICA: OH PINHEIRINHO...PINHEIRINHÓ Ó...O CHOQUE VEM AÍ...AGORA É SÓ O PÓ...OH PINHEIRINHO...PINHEIRINHÓ Ó...O CHOQUE VEM AÍ...AGORA É SÓ O PÓ...
Comentado por Realista, 23/01/2012 20:34
Preocupada, concordo contigo. É de dar nojo mesmo o que as pessoas estão falando da reintegração e da PM na internet, é só entrar no twitter do sindicato e PSTU pra ver quanta calunia estão fazendo contra a PM. Saiba que a grande maioria da população está a favor e apoia o ótimo trabalho que a PM vem realizando. Nos dias de hje, não é fácil combater a marginalidade em uma sociedade onde muitos ainda apoiam a anarquia e desordem...
Comentado por Lucas M, 23/01/2012 20:30
kkkk adoro o suplicy...foi lá, deu uma apaziguada pra amansar os soldadões do pinheirinho. os caras fizeram aquela festa do bbb e se lascaram.
Comentado por Sousa, 23/01/2012 20:29
O ADVOGADO DOS SEM TETO, O TONINHO AFIRMA QUE SETE PESSOAS ESTÃO DESAPARECIDAS APÓS A DESAPROPRIAÇÃO... 1º- RENATÃO...2º - VIVALDO...3º-ZÉ MARIA...4º MACAPÁ...5º-ÍNDIO...6º- MARROM...7º-MANCHA......RAPAZ! NÃO É QUE ESTOU ESTRANHANDO... O VIVALDO E O RENATÃO ESTÃO DE FORA...ACHO QUE COM A MATÉRIA DO JORNAL O VALE...SOBRE O SALÁRIO QUE ELES PAGAM PARA O MARROM FAZER ALGAZARRAS NAS PORTAS DAS FÁBRICAS...ELES OPTARAM POR FICAR DE FORA, POIS OS MINISTÉRIO PÚBLICO IRÁ FAZER UMA DEVASSA NAS CONTAS DO SINDICATO, POIS AS ELEIÇÕES ESTÃO AÍ NÉ...MAIS AGORA NÃO ADIANTA MAIS...AGORA ESTÁ CLARO PARA A POPULAÇÃO JOSEENSE QUEM PATROCINA A INVASÃO DA PREFEITURA, QUEM PAGA OS ÔNIBUS PARA LEVAR O PESSOAL DO PINHEIRINHO A CAMPOS DO JORDÃO, QUEM INSTRUI O PESSOAL A JOGAR PEDRA NA GUARDA MUNICIPAL, QUEM INCITA O PESSOAL A PARAR A DUTRA PARA APARECER NO JORNAL DA GLOBO, QUEM PAGA PARA OS SOLDADOS DO PINHEIRINHO RECEBEREM TREINAMENTO DE GUERRILHA DAS FAARCS, QUEM PATROCINA A QUEIMA DE ÔNIBUS E CARROS NA CIDADE, QUEM FAZ A PANFLETAGEM PARA OS MARGINAIS, QUEM BANCA O CAMINHÃO DE SOM, QUEM INCITA A QUEBRA DE CARROS DA VANGUARDA TV, E QUEM INCITA OS TRABALHADORES A AFRONTAREM A JUSTIÇA...TÁ CLARO AGORA? E VOCÊ METALÚRGICO! QUE DERRAMA SUOR NA LINHA DE PRODUÇÃO, AINDA TEM DÚVIDAS PARA ONDE VAI SEU DINHEIRO? ACHO QUE NÃO NÉ... ESTÁ CLARO AGORA PORQUE ESSE TAL DE PINHEIRINHO TINHA QUE DEIXAR DE EXISTIR? QUERO QUE ESSES EXPLORADORES VÃO PARA O DIABO QUE OS CARREGUE.
Comentado por Realista, 23/01/2012 20:29
na reportagem da vanguarda foi dito que as familias que na igreja se recusam a ir para os abrigos municipais. alguem saberia dizer pq? ja estão muito cheio? grata
Comentado por rosi, 23/01/2012 20:29
agora pronto...vao começar a falar que a policia agiu errado, que entraram onde nao deviam. se tem crianca desaparecida é pq o pai e a mae estavam preocupados em se armar e nao olharam seus filhos. ah tenha santa paciencia! A POLICIA MILITAR SO FEZ O SEU TRABALHO E ACABOU O ASSUNTO.
Comentado por Sousa, 23/01/2012 20:27
A PM LIMPOU SJC DESTE LIXO...SAÍ PRA LA SEU ADVOGADO DE PORTA DE CADEIA ACABOU PRA VC, E AGORA COMO VCS VÃO FAZER SEM RECEBER A CONTRIBUIÇÃO DO PINHEIRINHO??? QUE DÓ...AH VAI TRABALHAR HONESTAMENTE COMO TODOS OS BRASILEIROS.
Comentado por Vivian, 23/01/2012 20:27
GENTE É VERDADE ESSA HISTÓRIA QUE O SINDICATO PROMOVEU UM BAILE FUNK NO SÁBADO A NOITE EM COMEMORAÇÃO A ADESÃO DO SENADOR SUPLICY? APENAS PARA SABER.
Comentado por O Observador, 23/01/2012 20:26
Fernanda, primeiramente parabéns pelo seu comentário, até agora não tinha lido algo tão sensato, correto e com respeito com todos os envolvidos, sejam os inocentes invasores que acreditarem em uma farsa política, seja com os PMs que cumpriram seu dever. É lamentável o que se lê nas redes sociais, principalmente de estudantes de direito do Rio de Janeiro, que se acham politicamente corretos e na verdade não passam de moleques anarquistas. São tantos boatos, tanto sensacionalismo que chega a dar enjoo. Tem um site chamado Agência de Notícias da Favela ANF que já matou mais de 10 crianças na frente das mães em que os corpos estão lá, estirados no chão para que todos vejam. Tenho meu marido trabalhando nessa ação e vejo nela a preocupação com as pessoas de bem, com as pessoas ingenuas e trabalhadoras que estão lá, infelizmente essas pessoas não chegam a 10% da população do Pinheirinho. Exatamente o número que está abrigado pela prefeitura. Muito podre a atitude do MARRON que levou famílias em uma igreja que não estava preparada para recebe-los. O que ele pretende com isso, disseminar mais revolta e violência?? Quanta maldade existe nesse MST. Mas entrei aqui para dar os Parabéns a Fernanda e a todos que entenderam a ação, apoiam a Polícia e mesmo sensibilizados com os moradores sabem que foi feito o melhor.
Comentado por Preocupada, 23/01/2012 20:24
MORADOR DA LESTE...FALTOU O MARROM, O ZÉ MARIA E O SUPLICY...RAPAZ! NÃO É QUE ESTOU ESTRANHANDO...O VIVALDO E O RENATÃO ESTÃO DE FORA...ACHO QUE COM A MATÉRIA DO JORNAL O VALE...SOBRE O SALÁRIO QUE ELES PAGAM PARA O MARROM FAZER ALGAZARRAS NAS PORTAS DAS FÁBRICAS...ELES OPTARAM POR FICAR DE FORA, POIS AS ELEIÇÕES ESTÃO AÍ NÉ...MAIS AGORA NÃO ADIANTA MAIS...AGORA ESTÁ CLARO PARA A POPULAÇÃO JOSEENSE QUEM PATROCINA A INVASÃO DA PREFEITURA, QUEM PAGA OS ÔNIBUS PARA LEVAR O PESSOAL DO PINHEIRINHO A CAMPOS DO JORDÃO, QUEM INSTRUI O PESSOAL A JOGAR PEDRA NA GUARDA MUNICIPAL, QUEM INCITA O PESSOAL A PARAR A DUTRA PARA APARECER NO JORNAL DA GLOBO, QUEM PAGA PARA OS SOLDADOS DO PINHEIRINHO RECEBEREM TREINAMENTO DE GUERRILHA DAS FAARCS, QUEM PATROCINA A QUEIMA DE ÔNIBUS E CARROS NA CIDADE, QUEM FAZ A PANFLETAGEM PARA OS MARGINAIS, QUEM BANCA O CAMINHÃO DE SOM, QUEM INCITA A QUEBRA DE CARROS DA VANGUARDA TV, E QUEM INCITA OS TRABALHADORES A AFRONTAREM A JUSTIÇA...TÁ CLARO AGORA? E VOCÊ METALÚRGICO! QUE DERRAMA SUOR NA LINHA DE PRODUÇÃO, AINDA TEM DÚVIDAS PARA ONDE VAI SEU DINHEIRO? ACHO QUE NÃO NÉ...ESTÁ CLARO AGORA PORQUE ESSE TAL DE PINHEIRINHO TINHA QUE DEIXAR DE EXISTIR? QUERO QUE ESSES EXPLORADORES VÃO PARA O DIABO QUE OS CARREGUE.(2)
Comentado por O Observador, 23/01/2012 20:21
AÍ TURMA! LÁ NO PINHEIRINHO SÓ TINHA GENTE BOA MESMO...O MARROM DECLAROU VÁRIAS VEZES ISSO...QUEM ESTÁ FAZENDO ESSA ZUEIRA TODA NA CIDADE É O PESSOAL DO CONVENTO AQUI PERTO DE CASA...É...O PESSOAL DO CONVENTO CHAMADO PAZ PAROQUIAL DO REINO DE DEUS...O MARROM, O TONINHO E O SINDICATO DOS METALÚRGICOS NÃO TEM NADA HAVER COM ISSO...ISSO QUE O CONVENTO ESTÁ FAZENDO É PARA DESMORALIZAR O MOVIMENTO DELES...ENTENDEU?
Comentado por Realista, 23/01/2012 20:19
Agora que os ex moradores do Pinheirinho estão sob a proteção da PM e saíram das garras dos traficantes devem denunciar, dar os nomes e locais em que se encontram e como faziam o tráfico no Pinheirinho. Vocês estão livres agora, não precisam mais ter medo, contem tudo o que sabem. Queremos também saber como se dava o relacionamento do Marrom, do Mancha e do Sindicato dos Metalúrgicos com os chefes do narcotráfico.
Comentado por Homem Culto, 23/01/2012 20:18
Fernanda, primeiramente parabéns pelo seu comentário, até agora não tinha lido algo tão sensato, correto e com respeito com todos os envolvidos, sejam os inocentes invasores que acreditarem em uma farsa política, seja com os PMs que cumpriram seu dever. É lamentável o que se lê nas redes sociais, principalmente de estudantes de direito do Rio de Janeiro, que se acham politicamente corretos e na verdade não passam de moleques anarquistas. São tantos boatos, tanto sensacionalismo que chega a dar enjoo. Tem um site chamado Agência de Notícias da Favela ANF que já matou mais de 10 crianças na frente das mães em que os corpos estão lá, estirados no chão para que todos vejam. Tenho meu marido trabalhando nessa ação e vejo nela a preocupação com as pessoas de bem, com as pessoas ingenuas e trabalhadoras que estão lá, infelizmente essas pessoas não chegam a 10% da população do Pinheirinho. Exatamente o número que está abrigado pela prefeitura. Muito podre a atitude do MARRON que levou famílias em uma igreja que não estava preparada para recebe-los. O que ele pretende com isso, disseminar mais revolta e violência?? Quanta maldade existe nesse MST. Mas entrei aqui para dar os Parabéns a Fernanda e a todos que entenderam a ação, apoiam a Polícia e mesmo sensibilizados com os moradores sabem que foi feito o melhor.
Comentado por Preocupada, 23/01/2012 20:17
MORADOR DA LESTE...FALTOU O MARROM, O ZÉ MARIA E O SUPLICY...RAPAZ! NÃO É QUE ESTOU ESTRANHANDO...O VIVALDO E O RENATÃO ESTÃO DE FORA...ACHO QUE COM A MATÉRIA DO JORNAL O VALE...SOBRE O SALÁRIO QUE ELES PAGAM PARA O MARROM FAZER ALGAZARRAS NAS PORTAS DAS FÁBRICAS...ELES OPTARAM POR FICAR DE FORA, POIS AS ELEIÇÕES ESTÃO AÍ NÉ...MAIS AGORA NÃO ADIANTA MAIS...AGORA ESTÁ CLARO PARA A POPULAÇÃO JOSEENSE QUEM PATROCINA A INVASÃO DA PREFEITURA, QUEM PAGA OS ÔNIBUS PARA LEVAR O PESSOAL DO PINHEIRINHO A CAMPOS DO JORDÃO, QUEM INSTRUI O PESSOAL A JOGAR PEDRA NA GUARDA MUNICIPAL, QUEM INCITA O PESSOAL A PARAR A DUTRA PARA APARECER NO JORNAL DA GLOBO, QUEM PAGA PARA OS SOLDADOS DO PINHEIRINHO RECEBEREM TREINAMENTO DE GUERRILHA DAS FAARCS, QUEM PATROCINA A QUEIMA DE ÔNIBUS E CARROS NA CIDADE, QUEM FAZ A PANFLETAGEM PARA OS MARGINAIS, QUEM BANCA O CAMINHÃO DE SOM, QUEM INCITA A QUEBRA DE CARROS DA VANGUARDA TV, E QUEM INCITA OS TRABALHADORES A AFRONTAREM A JUSTIÇA...TÁ CLARO AGORA? E VOCÊ METALÚRGICO! QUE DERRAMA SUOR NA LINHA DE PRODUÇÃO, AINDA TEM DÚVIDAS PARA ONDE VAI SEU DINHEIRO? ACHO QUE NÃO NÉ...ESTÁ CLARO AGORA PORQUE ESSE TAL DE PINHEIRINHO TINHA QUE DEIXAR DE EXISTIR? QUERO QUE ESSES EXPLORADORES VÃO PARA O DIABO QUE OS CARREGUE.
Comentado por Realista, 23/01/2012 20:12
Comentado por Fernanda, 23/01/2012 19:59----Sim Fernanda, seu comentário é corretíssimo e já o salvei para que no futuro a POPULAÇÃO NÃO SE ESQUEÇA quem era os verdadeiros canalhas dessa TRAGÉDIA SOCIAL.
Comentado por O Observador, 23/01/2012 20:12
Comentei o que vi. Sou profissional do Serviço Social, não sou da prefeitura, não gosto dessa politicagem, não gosto desse mandato, não apoio baderneiros,não sou a favor da ocupação e resido também na zona sul, atendi muitas familias antes desse acontecimento e vivenciei os 8 anos como vizinha e realmente acredito no que disse aqui. Sou a favor da justiça e do esclarecimento da população. Não concordo que amaldiçoem pessoas que infelizmente foram manipuladas. Uma vergonha.
Comentado por Fernanda, 23/01/2012 20:12
Lucas, concordo com você. Parabéns aos comentários da Fernanda!!! Moro do lado do Pinheirinho, e assino embaixo tudo que ela falou.
Comentado por Robson, 23/01/2012 20:09
A milicia do sindicato dos metalurgicos vai perder a boquinha .....gato net, gatoleite, venda de drogas , gato gás, gato energia ,armamentos e parte dos votos porque fizeram o povo investir em terras alheias jeito petista (socialista-comuna) de governar, sempre foi assim.
Comentado por O Observador, 23/01/2012 20:09
MORADOR DA LESTE...MUITO BOA ESSA HEIN...GOSTEI...TEM MAIS GENTE HEIN... Advogado afirma que pelo menos sete pessoas estariam desaparecidas 1º Marron 2º lUIZ 3º JC 4º Macapá 5º Toninho 6º Mancha 7º Vivaldo Comentado por Morador da Leste, 23/01/2012 20:04
Comentado por Realista, 23/01/2012 20:08
O comentário não representa a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
É expressamente proibida a postagem de comentários discriminatórios, racistas, que ofendam a imagem ou a moral ou que desrespeitem a legislação em vigor. Informamos que seu IP e seus dados serão fornecidos à Justiça, caso seja requisitado por autoridade legal.

Pinheirinho, e o uso precipitado da força pública


Pinheirinho e o desespero das mães.
Pinheirinho e o desespero das mães.
Numa ação de reintegração de posse de área grande e com muitos ocupantes, a regra orientadora básica do juiz do processo é a Justiça, e buscar à exaustão as conciliações em audiências. Em outras palavras, promover negociações voltadas à desocupação e, para tanto, envolver governos (municipal, estadual e federal) para encontrar soluções alternativas. Afinal, créditos tributários são habilitados para pagamento pela massa falida.
A reintegração coercitiva, com oficiais de Justiça e força policial, só deve ocorrer excepcionalmente e não era o caso da executada no domingo em imóvel  pertencente à massa falida da empresa Selecta. Uma empresa que pertenceu ao megaespeculador Naji Nahas.
A falência foi declarada em 2004 e se arrecadou, como bem da massa, uma área de 1,3 milhão de metros quadrados, situada em São José dos Campos, em lugar conhecido por Pinheirinho.
Na reintegração, não estava em jogo apenas o interesse dos cerca de 6 mil ocupantes da área do Pinheirinho.  Como todos sabem, os valores arrecadados com a massa falida pagam os créditos de trabalhadores tungados pelos gestores da Selecta. Mais ainda, existem créditos fiscais, previdenciários e até dos credores quirografários. Os pagamentos obedecem a uma ordem legal e, muitas vezes, os quirografários ficam a ver navios.
Desapropriar a área para solucionar o problema dos ocupantes e não deixar os credores desamparados poderia ter sido uma das soluções. Lógico, passada pelo crivo do Ministério Público por meio da curadoria de massas falidas e Judiciário. No caso da falência da Salecta, e como informado pelos jornais, havia  um protocolo de intenções em curso no Ministério da Cidade para solucionar o problema dos ocupantes da área.
Sempre conforme o informado pela mídia, existia ainda um acordo para adiar a reintegratória. Esse acordo teria sido celebrado entre o representante da massa falida e uma comissão de moradores. Fora isso, no âmbito Judiciário, havia um conflito de competência entre Justiça estadual e a federal. Por incrível que possa parecer, o conflito foi resolvido, em sede do Superior Tribunal de Justiça, no domingo, quando a Polícia Militar, com bombas e balas de borracha, já havia praticamente  promovido a desocupação.
O conflito poderia ter sido usado pela Justiça paulista como bom  motivo para adiar a reintegração coercitiva e buscar novas tentativas conciliatórias. Pelo que se sabe, o governo federal tinha um representante na área. E esse representante chegou a ser atingido por projéteis de borracha disparados pela Polícia Militar.
Em síntese, existiam bons motivos para adiar o emprego da força policial. Uma solução determinada pela Justiça, que requisitou a força policial. Portanto, não cabia à Polícia Militar deixar de cumprir a determinação judicial.
Ao governo federal, por meio do Ministério das Cidades, faltou agilidade para fazer valer o protocolo celebrado.
Por outro lado, diante do  problema social, o governo do Estado, pela Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania, deveria ter buscado uma solução amigável. Não falta ao governo estadual experiência, basta lembrar a região do Pontal do Paranapanema, em encontrar soluções em conflitos possessórios.
Não há dúvida que a questão judicial  é antiga, pois a falência foi decretada em 2004.  Mas o imóvel teve grande valorização e a lentidão da Justiça em solucionar conflitos é bem conhecida. No caso do Pinheirinho, nem todas as “portas” conciliatórias estavam fechadas. Lamentavelmente, a Justiça optou pelo uso da força.
Pano rápido. Por telefone, tentei buscar informação sobre se a falência da Selecta foi fraudulenta e se existe algum processo por crime falimentar contra o megaespeculador Naji Nahas ou algum dos gestores. Isso tudo para no Brasil, onde crimes falimentares costumam  prescrever.
Wálter Fanganiello Maierovitch

Carvalho diz que reintegração em Pinheirinho foi "episódio grave"



Carvalho diz que reintegração em Pinheirinho foi Foto: ANTONIO CRUZ/ABR

MINISTRO DA SECRETARIA GERAL DA PRESIDÊNCIA, GILBERTO CARVALHO DISSE CONSIDERAR "UM EPISÓDIO GRAVE" O FATO DE O SECRETÁRIO NACIONAL DE ARTICULAÇÃO SOCIAL, PAULO MALDOS, TER SIDO ATINGIDO POR UMA BALA DE BORRACHA DURANTE OPERAÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE

Por Jornal Sul 21
23 de Janeiro de 2012 às 19:21Jornal Sul 21
O ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho disse hoje considerar "um episódio grave" o fato de o secretário nacional de Articulação Social, Paulo Maldos, ter sido atingido por uma bala de borracha durante operação de reintegração de posse da área da comunidade do Pinheirinho, em São José dos Campos (SP), realizada ontem. "Não vou dizer que é imperdoável, mas é grave, não pelo Paulo, mas pelo cidadãos", disse o ministro à imprensa, após participar de cerimônia no Palácio do Planalto.
A Polícia Militar cumpriu ontem o mandado da reintegração de posse do Pinheirinho, área de 1,3 milhão de metros quadrados em São José dos Campos, no interior paulista. Cerca de 6 mil pessoas viviam no local. Logo cedo, a operação pegou os moradores de surpresa. "Ele (Paulo) é interrompido (durante as negociações), desrespeitado pela Polícia. Quando ele mostra a carteirinha de funcionário público federal, os guardas o desrespeitam e metem bala de borracha nele", comentou o ministro.
Paulo Maldos participava das negociações com os moradores na região. De acordo com informações da Secretaria Geral da Presidência, o secretário levou um tiro na perna, mas passa bem e trabalhou hoje normalmente. Para Gilberto Carvalho, o episódio não estremece as relações do governador Geraldo Alckmin com o Palácio do Planalto.
"Nós seguiremos dialogando, não queremos conflito com o governo de São Paulo, respeitamos a autonomia, seguiremos no diálogo. Para nós, o que está em jogo não é a posição desse ou daquele, mas o bem daquele povo, é se buscar uma saída para aquele povo que não pode ficar nessa situação", disse o ministro.

Alckmin: possível abuso em reintegração será apurado



Alckmin: possível abuso em reintegração será apuradoFoto: NILTON FUKUDA/Agência Estado

GOVERNADOR DE SÃO PAULO DISSE QUE A ADMINISTRAÇÃO ESTADUAL IRÁ AVALIAR SE HOUVE ABUSOS NA OPERAÇÃO DEFLAGRADA PELA POLÍCIA MILITAR NA COMUNIDADE PINHEIRINHO, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (SP)

Por Agência Estado
23 de Janeiro de 2012 às 18:05Agência Estado
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse hoje que a administração estadual irá avaliar se houve abusos em operação, deflagrada ontem pela Polícia Militar, de reintegração de posse da comunidade Pinheirinho, área de 1,3 milhão de metros quadrados em São José dos Campos (SP). A comunidade foi desocupada pela Polícia Militar após decisão judicial que determinou a reintegração de posse do terreno, que pertence à massa falida da Selecta S/A, do empresário Naji Nahas.
"Sempre é avaliado. A operação foi acompanhada por um juiz de direito, presente todo o tempo, ela foi filmada e documentada. A polícia tem de cumprir ordem judicial", afirmou Alckmin, após participar de evento na capital paulista. Na operação policial, foram usados dois helicópteros, carros blindados e cerca de dois mil soldados do Batalhão de Choque. Segundo a Polícia Militar, não houve resistência, mas três manifestantes ficaram feridos e dezoito foram presos.
O governador de São Paulo frisou que, na operação policial, foi cumprida uma determinação judicial e informou que, a partir de agora, os governos estadual e municipal irão tratar da "questão social". "A prefeitura está agora cadastrando todas as famílias, que serão amparadas", disse ele.
O tucano relatou ainda que foi procurado ontem pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e que o petista foi informado da operação policial e "entendeu perfeitamente" que ordem judicial se cumpre. "Ele é um jurista, ele sabe das decisões judiciais, da necessidade do cumprimento, vamos trabalhar juntos no sentido de atender as famílias que precisam de moradia", afirmou.