quarta-feira, 19 de junho de 2013

As manifestações que tomam conta do Brasil‏




Não tememos nenhuma manifestação. Achamos que a democracia permite que as pessoas se manifestem. Os movimentos que tomam conta das ruas do Brasil são difusos e não têm uma pauta de reivindicação específica. Mais se parecem uma escola de samba com suas alas: a ala das baianas, a ala dos passistas, a comissão de frente etc... Entre eles há os que são contra as obras da copa, uma verdadeira idiotice, outros que são contra a corrupção, e quem não é? algo genérico que não depende de governo, outros que encontraram na redução do preço da passagem de ônibus e no passe livre uma demanda legítima da classe trabalhadora, um meio que finalmente conseguiu unir a todos que estão insatisfeitos e dispersos para irem as ruas protestar. 

Protestar contra tudo e contra todos, sem que haja um rosto específico que represente esse movimento difuso. Nada garante que o governo atendendo a reivindicação central, os manifestantes sairão das ruas, porque não é algo organizado, são demandas individuais alimentadas pelas redes sociais e com as quais lidamos todos os dias, representadas em centenas de milhares de fotos atacando o PT, os programas sociais do governo, o bolsa família, a maioridade penal, dentre outros, construídas em cima de uma linguagem simplória e direcionadas especificamente aqueles que utilizam as redes sociais para namoro, bate papo, jogos, usando da psicologia do efeito que o peso de uma imagem tem em comparação com as palavras. 

Pega-se por exemplo uma imagem preparada em fotoshop de um cidadão qualquer jogado em cima de uma maca num desses hospitais que temos pelo Brasil afora, agonizando e esperando atendimento e adicionam a foto de um estádio de futebol para depois fazer a pergunta: "é justo gastar bilhões com a copa do mundo e deixar milhões de brasileiros morrerem à míngua por falta de atendimento no matadouro chamado saúde pública brasileira?" 

Ora qualquer incauto que se deparar com uma foto dessa fazendo esse tipo de comparação ficará impactado. É óbvio. Quem mais usa esse diversionismo por aqui são os inocentes úteis dos interesses de uma elite golpista que não se conforma com as mudanças introduzidas no país no decênio Lula/Dilma. 

O que eles escondem é que o Brasil já enfrentou esse debate da copa do mundo nos mesmos termos que são apresentados hoje. Isso na década de 50 quando o Maracanã foi erguido do nada. Enfrentamos e vencemos esse debate. Aquela geração depois viu quão maiores foram os benefícios da copa no Brasil em termos de infraestrutura. O Rio de Janeiro foi apresentado para o mundo e seu esteriótipo de cidade maravilhosa ficou reforçado, durante muito tempo sobrevivendo de sua principal fonte de renda o turismo.

E até essa falsa premissa de que se investe na obra física da copa e não em saúde é mentirosa, parte de um canalhismo político de gente calhorda. O governador Cid Gomes vai erguer do nada um hospital metropolitano que ficará próximo ao anel viário que liga Fortaleza a Maracanaú. Esse hospital só será feito por causa da copa. Não fosse pela copa, não teríamos hospital a ser erguido. E quando acabar a copa, o hospital ficará como legado para a população do Estado do Ceará que se socorre nos hospitais públicos de Fortaleza, pessoas vindas do interior do Estado que terão um novo equipamento público de saúde graças a realização da copa.

Mas o que fazer com essa juventude alienada, despolitizada que não lê 2 livros durante um ano, que não sabe por que e nem o que está reivindicando e nem seguindo, mas comparece e no efeito manada acompanha a multidão, demostrando um tipo de indignação seletiva pulverizada em temas que generaliza indo de encontro a classe política que tem a atividade que exerce criminalizada embora não haja outro meio pelo qual se possa fazer qualquer mudança significativa no cenário que está desenhado nesse país e que utiliza um instrumento tecnológico altamente poderoso e revolucionário para estabelecer relações de insatisfações?

O brasileiro que vive a realidade, que sabe que o Brasil do decênio petista tem gerado milhões de empregos e que sua vida não é mais a mesma de anteriormente quando o PSDB estava no poder não vai se enganar com essas manifestações desordenadas. 2014 vem aí e é nas urnas, pelo jogo democrático que se faz as verdadeiras alterações e mudanças. Não é pela via do golpe que se conseguirá derrubar esse governo que foi democraticamente eleito.