terça-feira, 15 de julho de 2014

TJ manda soltar 13 ativistas presos no Rio

Rio - O Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) mandou soltar, no início da noite desta terça-feira (15) 13 das 19 pessoas presas no último sábado sob a acusação de formação de quadrilha. A decisão foi emitida pelo desembargador Siro Darlan. Seis pessoas continuam presas, entre elas a ativista Elisa Quadros Sanzi, a Sininho, e outras nove estão foragidas.
No último final de semana, o juiz Flávio Itabaiana de Oliveira Nicolau, da 27ª Vara Criminal do Rio, emitiu 26 mandados de prisão contra pessoas que, segundo a investigação policial, articularam a prática de atos violentos que seriam praticados no dia seguinte, o domingo da final da Copa. A polícia conseguiu cumprir 17 dessas ordens de prisão. Outras duas pessoas foram presas em flagrante - uma por porte de drogas e outra pela posse de uma arma sem autorização.
Darlan alegou que, ao decretar as 26 prisões, o juiz não apresentou elementos que comprovem a necessidade de que essas pessoas permanecessem presas. Por isso ele concedeu os habeas-corpus. "Concedi todos os habeas-corpus que foram apresentados. As outras pessoas (presas) não fizeram o pedido", afirmou.
Prisão de PMs.
O Comando da Polícia Militar do Rio determinou na tarde desta terça a prisão administrativa de quatro policiais que participaram de operação na praça Saens Pena, na Tijuca (zona norte) no último domingo, e são acusados de agredir jornalistas e manifestantes.
Três inquéritos policial-militares foram abertos para apurar a conduta dos policiais. Eles já receberam determinação para se apresentarem ao Batalhão de Policiamento de Grandes Eventos, onde permanecerão presos por ordem do comandante da unidade.
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2014/07/15/tj-manda-soltar-13-ativistas-presos-no-rio.htm

Nenhum comentário: