terça-feira, 12 de agosto de 2014

Cinco mitos sobre o Facebook Messenger, de acordo com o New York Post


Jornal GGN – Pelo menos dois pontos foram os responsáveis pela polêmica a respeito do Facebook Messenger, aplicativo de troca de mensagens da rede social de Mark Zuckerberg. Um deles é pelo fato do Facebook forçar os usuários a usar o aplicativo em detrimento do app principal do Facebook, enquanto o segundo são pelas denúncias do caráter invasivo do programa, que poderia, por exemplo, acionar a câmera e o microfone do smartphone sem que o usuário ficasse sabendo.
Centenas de sites em todo o mundo repercutiram a notícia, listando as permissões que os usuários são obrigados a conceder ao aplicativo quando o instalam – entre elas a permissão de acesso à câmera, microfone, lista de contatos e outras informações do dispositivo. Mas o New York Post fez uma comparação com a lista de permissões do aplicativo de mensagens com outras permissões padrão existentes no aplicativo básico do Facebook e listou o que chama de cinco “mitos” que foram espalhados pela Internet.
De acordo com a publicação, o Facebook Messenger não é mais invasivo do que o próprio aplicativo principal do Facebook ou até mesmo de outras aplicações semelhantes. Veja, a seguir, as principais afirmações feitas em sites de notícias e nas redes sociais e a explicação subsequente.
Mito: Você tem que usar o aplicativo Facebook Messenger se quiser enviar mensagens para seus amigos do Facebook.
Realidade: O download é obrigatório se você estiver usando o aplicativo móvel do Facebook em smartphones iPhone ou Android, mas é possível evitá-lo se você utilizar o serviço de mensagens do Facebook em seu desktop, laptop, iPad ou até mesmo a versão móvel do Facebook nos navegadores de dispositivos móveis.
Mito: As condições de serviço do aplicativo Facebook Messenger são diferentes e mais intrusivas do que os próprios termos oficiais do Facebook.
Realidade: Os termos de serviço do Facebook são os mesmos para todos os seus aplicativos móveis, incluindo o principal aplicativo do Facebook. Você pode lê-lo aqui. O que está perturbando as pessoas é a lista de “permissões” que eles veem quando baixam e instalam o aplicativo em um telefone Android.
É uma longa lista com 10 itens, cada um dos quais afirma que as necessidades do aplicativo incluem acessar recursos em seu telefone, como lista de contatos, calendário, dados de localização e informações de redes wi-fi. Claro que isso representa muitos dados pessoais. Mas são os mesmos dados que a maioria dos aplicativos de mensagens têm acesso.
No iPhone, os usuários não obtém a lista de permissões ao instalar o aplicativo, mas, ao usá-lo, as permissões aparecem individualmente. Você pode ver a lista de permissões do aplicativo aqui (clique em “Ver detalhes” nas permissões).
Mito: O app Facebook Messenger vai usar o microfone do telefone para gravar você.
Realidade: Isso é a permissão de necessidades dos aplicativos de usar o microfone e a câmera do seu telefone. O acesso é necessário para chamadas de voz, um serviço que o aplicativo de mensagens oferece, mas que não funciona no app principal. O acesso à câmera é para quando você quiser enviar fotos de seus amigos.
Mito: O Facebook vai usar o app para enviar SMS ou mensagens de texto sem sua permissão.
Realidade: Uma das permissões diz que Facebook pode editar, receber, ler e enviar mensagens SMS. Mas a empresa diz que o motivo para isso é quando, por exemplo, você queira adicionar um número de telefone à sua conta do Facebook Messenger – algo que você pode confirmar por meio de um código que o Facebook envia por mensagem de texto.
Mito: O aplicativo Facebook Messenger é novo.
Realidade: O aplicativo de mensagens do Facebook existe desde 2011. Em abril, a rede começou a exigir que os usuários europeus baixassem e instalassem o aplicativo se quisessem enviar mensagens para amigos do Facebook. Duas semanas atrás, a empresa disse que iria ampliar a exigência para outras partes do mundo.
O Facebook diz que está forçando os usuários a fazer a troca porque um aplicativo independente (do app principal) oferece mais recursos. Por exemplo, o aplicativo é mais rápido, oferece o recurso “selfie cam” e smiles que podem ser usados com as pessoas de sua lista de contatos que não são usuários do Facebook.
http://jornalggn.com.br/noticia/cinco-mitos-sobre-o-facebook-messenger-de-acordo-com-o-new-york-post

Nenhum comentário: