sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Folha diz que liderança em SP deixa Dilma em dificuldade

Jornal GGN - A edição da Folha de S. Paulo desta sexta-feira, 1º de agosto, traz um leitura curiosa sobre os resultados da pesquisa Ibope, contratada pela Rede Globo e divulgada na quinta (31). No levantamento, a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, aparece com vantagem em dois dos três principais colégios eleitorais do país. Mas a Folha afirma que ela tem "dificuldade" em São Paulo, onde é a favorita de 30% eleitorado, ante 25% de Aécio Neves (PSDB) e 6% de Eduardo Campos (PSB).
Já o Estado de S. Paulo fez o seguinte recorte: "Tradicional reduto tucano, São Paulo ainda é um desafio para Aécio Neves. No Estado, o candidato do PSDB à Presidência ainda não conseguiu ultrapassar a petista Dilma Rousseff e tem cerca de 20 pontos porcentuais a menos que a taxa de intenção de votos ostentadaa, na mesma época do ano, por Geraldo Alckmin em 2006 (que tinha 46%) e José Serra em 2010 (44%)."
O Estadão ainda frisa que Aécio tem maior potencial de crescimento entre os paulistas que Dilma, pois a gestão da presidente é mal avaliada por 44% dos eleitores. Um quarto do eleitorado considera a administração petista no plano federal ótima ou boa.
Em Minas Gerais (10,7% do eleitorado nacional), a Folha também destaca, mas dessa vez com razão, que Dilma tem dificuldade diante da candidatura de Aécio. Lá, o senador mineiro e ex-governador tem 41% das intenções de votos. A presidente aparece com 31%, enquanto Campos soma apenas 5%.
Como a margem de erro da pesquisa Ibope de julho é de três pontos percentuais para mais ou para menos, a Folha coloca Dilma e Aécio em possível empate técnico e justifica, assim, a "dificuldade" da petista em São Paulo. Na pesquisa Datafolha feita entre 15 e 16 de julho, os dois adversários registraram 25% cada um, no Estado. São Paulo representa 22,4% do total de eleitores habilitados no Brasil.
No Rio de Janeiro (8,5% do total de votantes), Dilma abre vantagem de 20 pontos sobre Aécio: ela registra 35% dos votos, enquanto o tucano tem 15%. Campos também aparece aí com 5%. É neste estado que o Pastor Everaldo, candidato do PSC, tem melhor desempenho: 4% das intenções de voto. Em São Paulo, o correligionário de Marco Feliciano tem 3%. Em Minas e Pernambuco, 1%.
Em Pernambuco, Estado do ex-governador Campos, Dilma tem 41%, e o pessebista, 37%. Aécio tem seu pior desempenho: 6%. Em 2010, a petista venceu no segundo com apoio 75,6% dos eleitores.
http://jornalggn.com.br/noticia/folha-diz-que-lideranca-em-sp-deixa-dilma-em-dificuldade

Nenhum comentário: