quinta-feira, 25 de setembro de 2014

O apagão nas pesquisas Datafolha para candidato ao governo de São Paulo


 
Jornal GGN - Depois de 15 dias de apagão nas pesquisas eleitorais para candidato ao governo do Estado de São Paulo, o Instituto Datafolha atrasa a divulgação da última pesquisa, que deve ser publicada a uma semana das eleições gerais 2014.
 
Ao contrário da reincidência das estatísticas para os postulantes ao Palácio do Planalto, na qual Aécio Neves (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) tiveram pelo menos um termômetro por semana divulgado nos últimos dois meses, os candidatos a governador tiveram duas pesquisas encomendadas por mês pelo Instituto.
 
Pesquisas Datafolha para candidatos à presidência
Pesquisas Datafolha para candidatos ao governo de SP
 
Registrada no dia 19 de setembro, a última pesquisa eleitoral tinha a previsão de ser publicada nesta quarta-feira (24). Entretanto, o questionário que entrevistará 2132 pessoas teve início hoje e terminará nesta sexta (26). A divulgação do resultado pelo jornal Folha de S. Paulo e pela emissora Rede Globo, as contratantes da pesquisa, deve ser feita a partir de sábado, quando faltará apenas uma semana para o primeiro turno das votações.
 
No último resultado, em 9 de setembro, o governador de São Paulo e candidato a reeleição Geraldo Alckmin (PSDB) teve uma queda de 4 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, em 3 de setembro. Alckmin ainda permanecia como líder, vencendo no primeiro turno com 49% das intenções de voto, diante de 22% de Skaf (PMDB), que se manteve estável, e 9% de Padilha (PT), que apresentou um crescimento de 2 pontos percentuais. 
 
 
O hiato das pesquisas, tanto do Datafolha, quanto do Ibope – que divulgou sua pesquisa nesta terça-feira, depois de 14 dias de silêncio –, ocorre paralelamente a pesquisas internas do PSDB que teriam indicado um crescimento do petista nas intenções de voto, diminuindo os eleitores de Alckmin e aumentando as chances de um segundo turno.
 
Em contrapartida, a última manchete do Instituto de Pesquisas Datafolha divulgava: "Mesmo em queda, Alckmin seria reeleito em 1º turno em SP".
 
A entrevista que está sob encomenda seguirá os mesmos padrões das já realizadas, com análise quantitativa, por amostragem, com sorteio dos municípios e bairros. Dos 2.132 questionários, 1.092 serão aplicados na capital paulista, o que equivale a 51% dos entrevistados.

http://jornalggn.com.br/noticia/o-apagao-nas-pesquisas-datafolha-para-candidato-ao-governo-de-sao-paulo

Nenhum comentário: