quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Retrato de uma Oligarquia: Vôo do Ministro ao seu Estado em 1926.


São cenas históricas, mostram um vôo pioneiro da aviação brasileira, durante a República Velha. Um hidroavião decola das águas calmas da enseada de Jurujuba, na baía de Guanabara e termina sua viagem em águas catarinenses. É um registro raro da vista aérea dos areais da zona sul carioca, das cidades de Itajaí e Florianópolis, na década de vinte do século passado.



Fica também o registro de uma oligarquia incrustada no poder desde a primeira república, um dos quadros do documentário mudo descreve:

"D. Adelaide Konder, orgulhosa de
sua estirpe, entre os quatro filhos:
Adolpho, o Governador; Victor, o
Ministro; Marcos, o Deputado leader e
Superitendente de Itajahy; e Arno, o
Addido Comercial do Brasil na
America do Norte".


Um outro quadro narra:

"Marcos Konder e Irineu
Borrnhausen respectivamente
Superintendente e presidente
da Camara de Itajahy".



O poder estava cercado pelos sete lados, da câmara municipal de vereadores ao ministério federal, estava tudo dominado. Essa situação ultrapassou os tempos da República Velha. Dona Adelaide deixou uma descendência que ocupou e ainda ocupa, posições de poder no Estado. Antônio Carlos Konder Reis, neto de Adolpho Konder, governou duas vezes Santa Catarina; na primeira, por um mandato biônico concedido pelo general Geisel, em 1975, na segunda ao assumir como vice, o mandato do governador falecido, em 1994. Irineu Borrnhausen, genro de D. Adelaide, também foi governador do Estado nos anos 1950, assim como foi seu filho, Jorge Konder Bornhausen, governador biônico nomeado pelo general Figueiredo, para suceder o primo Konder Reis.

A oligarquia ainda está de pé, o filho do Jorge, Paulo Bornhausen, foi líder do DEM na Câmara e é hoje candidato a senador por Santa Catarina. Cabe aos catarinenses decidirem nas urnas o futuro do "filhinho de papai" e da sua mofada oligarquia.
http://jornalggn.com.br/blog/almeida/retrato-de-uma-oligarquia-voo-do-ministro-ao-seu-estado-em-1926

Nenhum comentário: