sábado, 6 de setembro de 2014

Sobre a Petrobras e os escândalos de corrupção




A sociedade brasileira é corrupta e os políticos refletem essa corrupção. Assim sendo é natural a corrupção na Petrobras, o que não é natural é a impunidade.

Quando Marina e Aécio Neves forem falar de Pré Sal devem medir cuidadosamente cada palavra. O Pré Sal só foi descoberto por uma decisão política do presidente Lula de revitalizar a Petrobras, valorizar nossa mais importante estatal que quando foi entregue pelo desgoverno do PSDB, após uma fracassada tentativa de privatiza-la, estava sucateada, fatiada em vários núcleos que não interagiam entre si, um verdadeiro samba do crioulo doido, com decisões sendo tomadas sem o conhecimento das diversas diretorias que foram criadas e não compartilhavam das decisões estratégicas da companhia. 

A Petrobras vinha de uma tragédia por causa de maus gestores que a dirigiam, o afundamento da P 36 resultando na morte de várias pessoas e prejuízos de milhões de dólares. 

Lula reergueu a Petrobras. Fez os investimentos necessários e durante seu governo descobriu o Pré Sal que cairia nas mãos das petrolíferas estrangeiras se FHC tivesse conseguido privatizar a companhia para desgraça do povo brasileiro que não teria os recursos do Pré Sal destinados à Saúde e à Educação, como determina projeto de lei aprovado no congresso e sancionado pela presidenta, outra decisão política de governo. Do governo da presidenta Dilma. 

Se dependesse de Marina, por questões de um fundamentalismo ambientalista, jamais uma sonda da Petrobras teria chegado aos campos de petróleo onde se encontra a camada do Pré Sal e portanto essa riqueza trilionária jamais seria descoberta. 

Não venha Marina falar de Pré Sal. Você não tem moral para falar de Pré Sal e muito menos Aécio Neves. 

A campanha que se faz contra a Petrobras só tem uma razão de ser: desgastar a companhia, demoniza-la para entrega-la ao capital financeiro internacional. 

O Brasil é um país corrupto. Não é correto dizer que os políticos são corruptos sem antes fazer a afirmação de que corruptos são os cidadãos brasileiros. Os políticos corruptos apenas refletem a sociedade que somos. 

Portanto numa sociedade corrupta como a nossa é natural que haja corrupção na Petrobras, até porque os investimentos feitos para sua expansão envolvem bilhões de reais. Não são milhares e nem milhões de reais. São bilhões geridos por cidadãos egressos de uma sociedade eminentemente corrupta e diante da administração de um orçamento tão extraordinariamente gigantesco, é natural que haja corrupção. 

O que não é natural é que não haja punição e aí cabem aos poderes constituídos investigarem, apontarem os culpados e puni-los exemplarmente, coisa que não acontece por aqui. Essa é a grande verdade, o resto é só hipocrisia dessa sociedade corrupta da qual fazemos parte e temos responsabilidades individuais.

Nenhum comentário: