quarta-feira, 29 de outubro de 2014

A evolução da apuração de votos


Foto de Rodrigo Penna, por Facebook
Jornal GGN - Ontem (terça-feira, 28), o Jornal Nacional deu reportagem sobre a apuração dos votos da eleição de domingo, detalhando por onde começou a contagem e onde terminou. A matéria buscou demonstrar a segurança da sala do TSE onde o processo foi feito. Chama atenção, no entanto, a evolução dos resultados das urnas. Às 17h15, quando foram apurados os votos do Distrito Federal e das capitais das regiões Sul e Sudeste, Aécio tinha 62% dos votos. Às 17h30, quando começaram a ser computados os resultados do interior dessas mesmas regiões, o candidato tucano caiu para 59%. Às 18h30, quando começou a contagem do Norte e Nordeste, Aécio foi para 55%. Às 19h32, Dilma ultrapassou Aécio.
Enviado por Henrique O.
Do G1
No domingo (26), enquanto o Brasil inteiro aguardava em clima de suspense os primeiros resultados oficiais da eleição presidencial, pouco mais de 20 pessoas sabiam de tudo, no Tribunal Superior Eleitoral.
A primeira barreira é a do detector de metais. Em seguida, é preciso passar pela roleta com acesso por crachá. Logo na esquina, fica a sala AA 06. Um segurança tinha ordem para não deixar o posto sob hipótese alguma. Vigilância permanente da seção de processamento de eleições do TSE, o lugar que guardava o segredo que todos queriam saber.
Quem teve autorização para passar da porta, na verdade, ganhou a oportunidade de viver um momento histórico da política brasileira. Lá, um seleto grupo de 23 pessoas testemunhou o que a população brasileira inteira queria ver. A contagem voto a voto, a disputa, segundo a segundo, para saber quem seria o próximo presidente do país.
Mas todos ali dentro deveriam ficar incomunicáveis. Foram obrigados a desligar o celular e deixá-los sob esta mesa, visível de qualquer ponto da sala.
“O processo eleitoral já é composto de muita tensão e muita emoção. Mas isso foi um ingrediente a mais”, afirma o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino.
O país teve que esperar até as 20h, quando as urnas foram fechadas no Acre, para acompanhar a apuração da eleição presidencial. Até lá, nem o presidente nem os ministros do TSE tiveram acesso às informações em tempo real.
Só esses funcionários viram que às 17h15 Aécio Neves liderava a corrida presidencial com 62% dos votos, por causa das urnas do Distrito Federal e de capitais do Sul e Sudeste do país. Às 17h30, quando entraram mais votos do interior dessas regiões, a votação de Aécio caiu para menos de 60% do total.
Meia hora depois, Dilma Rousseff se aproximou um pouco mais. Às 18h30, quando parte dos votos dos estados do Norte e Nordeste foi revelada, a diferença entre os dois caiu para 11 pontos. Às 19h, Aécio tinha menos de 4 milhões de votos à frente de Dilma. Às 19h32 só o restrito grupo testemunhou o momento decisivo da eleição: a candidata do PT ultrapassou o candidato do PSDB e assumiu a liderança.
Quando, finalmente, às 20h02 o país tomou conhecimento do segredo das urnas, Dilma já liderava por mais de 2 milhões de votos. Continuou na frente. E a partir daí o Brasil apenas viu a presidente manter a liderança e, às 20h27, ser oficialmente declarada reeleita. A emoção da contagem voto a voto foi um privilégio para poucos.
“A gente costuma dizer que esse trabalho é viciante, porque toda vez que a gente termina um ciclo eleitoral a gente começa já com muita vontade de começar tudo de novo. Retomar esse processo já com muita vontade”, explica o chefe de processamento de eleições do TSE, Júlio Valente. 
http://jornalggn.com.br/noticia/a-evolucao-da-apuracao-de-votos

Nenhum comentário: