quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Alckmin e seu secretariado de Zé Ninguens


BASTIDORES DA CRISE DA AGUA - Os Governadores de São Paulo da Republica de 1946, Adhemar de Barros, Lucas Nogueira Garcez, Janio Quadros e Carvalho Pinto foram todos bons executivos. Operaram sob o modelo de GOVERNOS DE ELITE, no sentido de formarem equipes com a nata das universidades, do empresariado, os melhores homens disponíveis, especialmente  HOMENS INDEPENDENTES com experiência e conhecimento e vida própria, seguiam as linhas gerais do Governo mas tinham estatura pessoal, não precisavam dos cargos, portanto não precisavam bajular, tinham o o prazer de servir ao Estado e à comunidade ou alguem acha que Amador Aguiar precisava de emprego?
 
Adhemar construiu a Via Anchieta, o Hospital das Clinicas, hoje juntamente com o INCOR, que é uma derivação das Clinicas, um dos maiores conjuntos hospitalres do mundo, referencia internacional, fez tambem o CEASA.
 
Adhemar, tão criticado, realizou MUITAS obras, com recursos infinitamente menores do que hoje, teve ótimos secretários do nível de um Amador Aguiar, de Jose Carlos de Figueiredo Ferraz e de Gofredo da Silva Telles, estes na Prefeitura.  O Secretario de Viação e Obras Publicas era o Prof.Lucas Nogueira Garcez, catedrático de Hidrologia da Politécnica, sumidade de nível nacional, grande calculista das maiores usinas hidroelétricas do Estado.
 
Garcez foi depois Governador e construiu as bases do parque hidroelétrico do Estado, base da energia elétrica da região Sudeste, tambem fez o Hospital do Servidor criou o Departamento de Aguas e Energia Eletrica, a OSESP,
 
ao deixar de ser governador por por décadas presidente da CESP, sua criação.
 
Foi sucedido por Janio Quadros, que caprichava na escolha de bons Secretarios, o da Fazenda seria futuro Governador, o Prof.Carlos Alberto Alves de Carvalho Pinto, da velha estirpe paulista dos Rodrigues Alves.
 
Esses grandes governadores tinham um modelo de equipe baseada no alto nível de cada um, não escolhiam burocratas que sempre dizem sim senhor mas personalidades com qualificação propria e que não precisavam do cargo como meio de vida. Muitos Secretarios pediam demissão quando não concordavam com o Governador.
 
O Governo Alckmin segue outro modelo, não só dele, mas que é mais ou menos padrão nacional.
 
Os Secretarios nesse modelo são o que os americanos chamam de ""non-entities"" ou  "zé ninguens", burocratas desconhecidos erigidos em autoridade e que NUNCA vão ser do contra ou contrariar o Governador que os elevou por mera vontade e os fez subir na vida. Antes de serem Secretarios não eram nada, agora são e não vão correr nenhum risco ao dizer que o Governador NÃO ESTÁ FAZENDO O QUE DEVE SER FEITO.
 
A crise da agua avançou como um trem para o abismo, NENHUM SECRETARIO AVISOU O GOVERNADOR que a crise seria terrivel?  Não viram, não sabiam? Pelo que sei de bastidores da crise todos os envolvidos, não vou dar nomes,
 
se apresentaram OTIMISTAS perante o Governador, ""tdo vai se resolver com as chuvas"", ninguem teve a coragem de ENFRENTAR o chefe mostrando o risco para a população de São Paulo. Porque?
 
Alguem pode imaginar um J.C. Figueiredo Ferraz vaquinha de presépio perante uma crise dessas? Nunca. Alias Figueiredo Ferraz tinha um excelente plano viario para a Avenida Paulista, com passagens subtarraneas para carros e boulevard em cima, um lindo projeto. Quando o Governador o desautorizou, PEDIU DEMISSÃO imediatamente.
 
Assim faz quem quer servir e NÃO DEPENDE DO EMPREGO. No caso da crise da agua, há uma SECRETARIA DE RECURSOS HIDRICOS, como diz o nome, está no centro do problema, o que aconteceu? Nada. O Secretario está ai feliz e contente, com a mesma cara e conversa, nem pensa em pedir demissão, é a cara da crise.
 
Essa crise tem pai e mãe, ninguém avisou, nem o Chefe da Casa Civil, outrora um grande nome conhecido de toda a população, hoje um desconhecido completo porque esse é o modelo, homens pequenos, decisões pequenas, o governo do sim senhor, a crise da agua é um dos maiores fracassos administrativos da historia do Brasil moderno, NINGUEM FOI DEMITIDO pelo menos para dar alguma satisfação e todos seguem nas suas almofadas, se fosse em tempos de Janio Quadros já teriam voado pela janela.

http://jornalggn.com.br/noticia/alckmin-e-seu-secretariado-de-ze-ninguens-por-motta-araujo

Nenhum comentário: