terça-feira, 7 de outubro de 2014

Coordenador do manchetômetro desmascara ombudsman da folha e prova cobertura parcial do jornal

OMBUDSMAN DA FOLHA ENTREVISTA O MANCHETÔMETRO, MAS NÃO CITA



O MANCHETÔMETRO publica artigo no qual seu coordenador, João Feres Júnior, relata a entrevista que deu para a ombudsman do Jornal Folha de S. Paulo, que o procurou supostamente interessada em descobrir detalhes da metodologia adotada pela equipe. A conversa evoluiu de maneira com que a entrevistadora aos poucos foi convertida em entrevistada, e instada a explicar o viés do jornal revelado pela pesquisa do MANCHETÔMETRO. O primeiro argumento usado pela ombudsman para justificar o desequilíbrio da cobertura em prejuízo de um partido político e de sua candidata foi de que o jornal cumpre a função de contrapoder, ou seja, sempre é mais crítico de quem está no poder. A jornalista foi então convidada a visitar o hotsite da ELEIÇÃO DE 1998, no MANCHETÔMETRO, onde poderia constatar claramente que a Folha de S. Paulo, e os outros dois jornais, Estadão e O Globo, foram francamente favoráveis ao candidato da situação, então também em campanha de reeleição.


Ao ver refutado o argumento do contrapoder, a ombudsman da Folha produziu um segundo argumento: os dois pleitos não seriam comparáveis, pois em 1998 o PSDB estava somente há oito anos no poder, enquanto o PT está agora há 12: “o desgaste agora é muito maior”, disse ela. O coordenador do MANCHETÔMETRO discordou mais uma vez, e, diligentemente, partilhou com a jornalista resultados do estudo das eleições de 2010, feito pelo LEMEP, mas ainda não divulgado no MANCHETÔMETRO, que mostra que a candidata do PT em 2010, ao contrário do candidato do PSDB em 1998, recebeu cobertura marcadamente negativa. Tal evidência lançou por terra a tese do “desgaste somente depois dos 8 anos no poder”.



Por fim, o coordenador do MANCHETÔMETRO, já confortável na função de entrevistador, perguntou à ombudsman como poderia ela negar o viés patente da Folha de S. Paulo se nos últimos três dias (a entrevista ocorreu no dia 30 de setembro) o jornal havia publicado três manchetes de capa contrárias à candidata do PT.



Se você quer saber a resposta e ler uma análise do arremedo de MANCHETÔMETRO publicado pela ombudsman em sua coluna de domingo, dia do primeiro turno da eleição, acesse o artigo completo no NOSSO SITE.


Para acessar a página inicial do MANCHETÔMETRO, clique AQUI.



Para acessar o artigo “OMBUDSMAN DA FOLHA ENTREVISTA O MANCHETÔMETRO, MAS NÃO CITA”, clique AQUI.


http://www.conversaafiada.com.br/pig/2014/10/07/manchetometro-desconstroi-ombudsman-sic-da-fel-lha/

Nenhum comentário: