sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Objetivo do denuncismo de dois marginais sobre o qual a imprensa se apropria, privatizar a Petrobras

GLOBO: 'PETROLÃO' JUSTIFICA PRIVATIZAR A PETORBRAS

:
Editorial da revista Época revela que há, também, uma agenda ideológica nas denúncias que têm sido feitas contra a Petrobras; nesta semana, revista das Organizações Globo defendeu abertamente a privatização da empresa, em razão do escândalo de corrupção que envolve Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef; "é absolutamente clara a força dos argumentos daqueles que a defendem", diz o texto; "eles se tornam ainda mais pertinentes num momento como este, em que fica a cada dia mais claro como o aparelhamento político resultou numa gestão corrupta, cujos efeitos sobre os cofres públicos poderão se revelar até maiores do que os do mensalão"
247 - Por trás das denúncias de corrupção contra a Petrobras, não há apenas uma agenda política imediata, que é retirar o PT do poder e impedir a reeleição da presidente Dilma Rousseff. Um objetivo secundário, mas não menos importante, é a privatização da Petrobras. Ao menos, para as Organizações Globo.
A defesa da venda da companhia ao setor privado foi feita de forma explícita, no editorial "O 'Petrolão' e a privatização", da revista Época deste fim de semana. Assinado pelo jornalista Helio Gurovitz, o texto reflete a opinião dos irmãos Marinho sobre o tema. Eis um trecho:
"Nada mais oportuno, portanto, que aproveitar o período eleitoral para discutir este tema considerado tabu: a privatização da própria Petrobras. Embora seja uma questão complexa e cheia de nuances, é absolutamente clara a força dos argumentos daqueles que a defendem. les se tornam ainda mais pertinentes num momento como este, em que fica a cada dia mais claro como o aparelhamento político resultou numa gestão corrupta, cujos efeitos sobre os cofres públicos poderão se revelar até maiores do que os do mensalão."
Em sua campanha, justiça seja feita, o senador Aécio Neves nega a intenção de privatizar a Petrobras. Ele fala, na verdade, em "desprivatizá-la", tirando-a "das garras do PT". Num eventual governo Aécio, a mudança esperada é a substituição do modelo de partilha, no pré-sal, pelo regime de concessões, semelhante ao adotado, por exemplo, no México.
A agenda da Globo, no entanto, é bem mais radical do que a do PSDB. Os Marinho, que sempre foram anti-Vargas e anti-nacionalistas, querem a privatização da Petrobras. E usarão o chamado "petrolão" como argumento para a venda da maior empresa brasileira.
http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/155778/Globo-'petrol%C3%A3o'-justifica-privatizar-a-Petorbras.htm

Nenhum comentário: