terça-feira, 14 de outubro de 2014

Os mantras econômicos da mídia

O que a mídia nos diz e o que nós nos recusamos a saber
Primeiro eles vem e nos dizem que é preciso ter responsabilidade fiscal, e nós concordamos, mesmo que não expliquem direito o que significa isso.
Depois dizem que é preciso fazer superávit fiscal mesmo em recessão, e nós concordamos, mesmo que não expliquem direito o que é isso.
Depois dizem que é preciso fazer reformas trabalhistas, e nós concordamos, mesmo que não expliquem direito o que significa isso.
Depois dizem que é preciso retomar o programa de desestatização, e nós concordamos, mesmo que não expliquem direito o que é isso.
Depois dizem que é preciso reduzir a carga tributária dos ricos, e nós concordamos, mesmo que não expliquem direito o que é isso.
Depois cortam os nossos direitos porque é preciso equilibrar o orçamento, e nós concordamos, mesmo que não expliquem direito o que é isso.
Depois inventam que a inflação está fora de controle, e nós concordamos, mesmo que não expliquem direito como chegaram a essa conclusão se a inflação está dentro da meta.
Depois anunciam o aumento da taxa de juros para supostamente combater a inflação que inventaram, e nós concordamos, mesmo que não expliquem direito o que significa isso.
Depois dizem que é preciso mudar, sem dizer porque mudar, e para onde mudar, e nós sequer nos cuidamos de perguntar o que significa isso.
Depois dizem que é preciso fazer desemprego e recessão para supostamente estabilizar a economia, e nós concordamos, mesmo que não expliquem direito o que é isso.
Depois nos dizem que é preciso fazer amplas reformas para readquirir a confiança dos empresários na economia, e nós concordamos, mesmo que não expliquem direito o que é isso.
Depois nos mandam votar num boa-vida, que promete salvar o Brasil de seu próprio sucesso, e nós ainda ficamos em dúvida, tamanha é a força da manipulação jurídico-midiática em nosso País.
Nota. Um dia meu querido e dileto amigo Raphael de Almeida Magalhães, falecido há poucos anos, encontrou-se com Aécio e lhe disse algo mais ou menos assim: Se você realmente quer chegar a Presidente da República terá de mudar seu comportamento. Ao que Aécio respondeu: Se me quiserem como Presidente, terão de me aceitar como eu sou.
*Economista, doutor pela Coppe/UFRJ, professor de Economia Internacional da UEPB.
http://jornalggn.com.br/noticia/os-mantras-economicos-da-midia-por-j-carlos-de-assis

Nenhum comentário: