segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

A “australiana” racista ganha habeas-corpus canguru. Pra ela não tem Sheherazade. Ainda bem, somos civilizados



 Autor: Fernando Brito
cortebsb

A imprensa brasileira se compraz de ver um juiz negar prisão domiciliar para José Genoíno, mesmo este tendo graves problemas cardíacos.

É isso aí, Juiz tem que ser impiedoso, durão, implacável.

Mas não li uma palavra de indignação, um comentarista “cult” protestando contra o que aconteceu em Brasília, com a soltura, quase que imediata, de uma mulher, de naturalidade australiana – mas naturalizada brasileira  Louise Stephany Garcia Gaunt-  que reiteradamente praticou crime de racismo, ao se recusar a ser atendida por uma manicure negra, mandou-se se retirar do ambiente e ainda ofendeu outra cliente, negra, e um policial – também negro – que  atendeu o caso.
Nem mesmo 24 horas a cidadã ficou presa, por um crime que é inafiançável.

Foi solta por um habeas-corpus, sobre o qual a imprensa nada diz, inclusive o nome do sr. Juiz que o concedeu.

Nenhum senhor Promotor Público apareceu protestando e recorrendo, em nome da sociedade, da decisão.

Não teve “Sheherazade” para dizer que seria “compreensível” se a negra Tassia, desencatada com a Justiça que “protege australiana bandidinha” tivessem acorrentado a mulher pelo pescoço a um poste e arrancado suas roupas, deixando-a para a polícia.

Porque Tassia, suas colegas e a dona do salão foram pessoas civilizadas, que fizeram o correto, enfrentar a ofensa e chamar a polícia, que cumpriu a lei e levou a racista à prisão.

Sua atitude é um exemplo de que a sociedade não é feita de bárbaros, diz a Barbie que fala que nosso país não é civilizado. Talvez a senhora Gaunt., que estudou na escola Americana de Brasília, é quem não seja. E olhe que ela é servidora pública, com o salário pago por todos, inclusive a negra Tassia.
Ninguém quer agredi-la ou linchá-la, mas que seja tratada com a lei. Nem que mofe na cadeia, mas que a imprensa ao menos apure e divulgue o que levou o juiz a soltá-la.

Temos uma lei, a lei Caó, que pune o crime e não permite o relaxamento da prisão por fiança e temos uma imensa maioria de pessoas que quer vê-la respeitada. 

Maioria talvez não tão grande numa Justiça que funciona de maneira descaradamente discriminatória, que sai correndo para cuidar de gente “boa” como a D. Louise.
Gente tão boa que  destila ódio nas páginas dos sites da grande mídia, como você  pode ver vos comentários postados a respeito do vídeo, no site do Terra.

http://tijolaco.com.br/blog/?p=14190

Vaquinha por Dirceu está quase lá. Com Gilmar Mendes ajudando, termina amanhã



 Autor: Fernando Brito
apoio

Com a providencial ajuda do Ministro Gilmar Mendes, que está repetidamente ajudando, com suas declarações,a arrecadação da “vaquinha” em favor do pagamento da multa imposta ao ex-Ministro José Dirceu, a “vaquinha” organizada pela internet, até o final da tarde de ontem, tinha passado de meio milhão de reais.

É possível que até amanhã o total seja atingido, porque a suspeita generalizada e grosseira que Mendes levantou mexeu com os brios de muita gente.

Talvez tenha sido a única utilidade da atitude insólita do Senador Eduardo Suplicy, que deu escada para que o  ex-auxiliar de Fernando Henrique Cardoso, num papel que não lhe cabia como juiz da causa, levanta suspeitas, sem qualquer prova, de que as contribuições fossem lavagem de dinheiro.
Eu não sei quais são os critérios do senhor Gilmar Mendes para imaginar quais as razões que façam alguém doar dinheiro.

Mas, talvez, uma delas seja manifestar seu desagrado com juízes que acusam, julgam e condenam pela mídia e com a mídia.

Como dizia o Ministro Joaquim Barbosa, antes de fazer par constante com ele nas decisões, há gente que acha que “ Vossa Excelência está destruindo a justiça desse país”.
Se o Ministro Mendes quiser processar, é no gabinete aí ao lado.

http://tijolaco.com.br/blog/?p=14197

"Alguns partidos imaginam ter o dom da verdade"

Um novo vídeo dos Anonymous sobre os protestos no Brasil finalmente explica o que o grupo quer: nada




por : 

“Saudações, mundo. Nós somos Anonymous”
Qualquer cidadão que começasse uma conversa com “saudações, mundo” precisaria de tratamento psiquiátrico. No caso dos Anonymous, é apenas um pouco pior porque, como eles mesmos dizem, não se trata de uma pessoa, mas de uma ideia.
O grupo lançou um novo vídeo explicando as manifestações do ano passado. “Em 2013, o Brasil viveu um momento histórico, em que centenas de milhares de pessoas foram às ruas para reivindicar seus direitos e se posicionar contra situações injustas”, conta o narrador, em inglês, em sua irritante voz de Google Tradutor.
“Em tese, tudo isso é muito bom, não é? Entretanto, temos observado que muitas dessas pessoas que tomaram as ruas não sabiam exatamente pelo que estavam lutando”.
E então você imagina que virá um insight sobre os protestos — ou, no mínimo, sobre as causas que os Anonymous apoiam. Não. O que se segue é uma espécie de confissão blasé de que eles não têm ideia do que estão fazendo nas ruas. Claro que tudo de uma maneira grandiloqüente e pseudomisteriosa.
Para uma coisa, pelo menos, o vídeo serve: esquecer a conversa fiada de que eles se inspiram no ideário de Guy Fawkes, o soldado inglês que tentou explodir o Parlamento durante a “Conspiração da Pólvora” no século XVII.
“Ao contrário do que muita gente acredita, a ideia Anonymous não é baseada na história de ‘V’, nem na ideologia de Guy Fawkes. É verdade que, em alguns aspectos, a ideia Anonymous pode assemelhar-se com alguns diálogos presentes no filme, mas não é assistindo ao filme ou lendo as HQ’s que você entenderá a consistência do ideal Anonymous.
Vocês podem perguntar: ‘por que usam uma máscara?’ Para responder precisamos voltar alguns anos no tempo: apresentamos aqui, para quem ainda não conhece, o Projeto Chanology. Era início do ano de 2008, quando vazou na internet um vídeo de Tom Cruise fazendo declarações sobre a Igreja da Cientologia.
O vídeo se espalhou rapidamente pela rede e a igreja foi igualmente rápida ao censurar o vídeo alegando violar direitos autorais. Bem, é melhor ser cauteloso antes de desrespeitar a liberdade na internet: Anonymous orquestrou uma série de ataques contra sites da Cientologia e trotes aos centros da igreja.
Foi nesse contexto que Anonymous se organizou protestos nas ruas, pela primeira vez! Era uma experiência nova e o alvo tinha um extenso histórico de censura e opressão aqueles que se mostravam publicamente contrários as suas crenças. E foi aí que surgiu a ideia dos manifestantes usarem uma máscara e a escolhida foi a máscara de Guy Fawkes/V. Porque ela representa muito bem a questão de ser Anonymous na internet: todos são iguais, todos podem ser qualquer um, e até mesmo somente um, e todos representam a mesma coisa.”
A culpa é de Tom Cruise, portanto. Não há diferença entre o messianismo dos Anonymous e o das, digamos, testemunhas de Jeová (exceto que os primeiros sabem mexer no computador).
Eles querem salvar você, embora você não queira ser salvo. Ademais, ser salvo para quê? O que eles oferecem como proposta?
“Nós somos os 99% da população que se levanta contra a tirania de 1% e estamos nos organizando mundialmente com este objetivo”. É muito pouco para tanto barulho. Eles não são de esquerda e nem de direita. Eles não são anarquistas ou fascistas.
Embora critiquem a “mídia”, as páginas dos Anonymous no Brasil todas reproduzem as mesmas matérias de sempre com os mesmos escândalos de corrupção de sempre. Tudo envelopado naquela auto-importância e soberba.
É apenas mais uma seita. Mascarado por mascarado, o Batman do Leblon é muito mais interessante. Fica lá na dele, apoia um rolezinho, discute com um cineasta, apanha da polícia, volta para casa e vai trabalhar de protético. Ao invés de “saudações, mundo”, dá “bom dia e boa tarde”. 
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/um-novo-video-dos-anonymous-finalmente-explica-os-protestos-no-brasil-e-o-papel-do-grupo/

O país tem que aprender a se livrar de ministros do Supremo que não se comportam como juízes



Por Paulo Nogueira


Sem noção
Sem noção
Nunca na história do Brasil juízes do Supremo foram tão petulantes, tão desastrados, tão enviesados em seus julgamentos e tão nocivos para a democracia como Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes.
O Brasil tem visto, nos últimos dias, a exacerbação de um comportamento simplesmente intolerável da parte dos dois.
Como aceitar que dois juízes da corte mais alta se mostrem tão parciais? Eles deveriam pairar acima das paixões políticas, como todo juiz que se preze, mas eles acabaram absolutamente tragados por elas.
As frases e as atitudes de Barbosa e Gilmar desafiam o bom senso mesmo, a inteligência e o decoro.
Gilmar, sem evidência nenhuma, acusou de desonestas as vaquinhas dos petistas condenados. Isto é comportamento de juiz? É este exemplo que ele quer passar para a sociedade? Ele faz ideia de quanto contribui, com gestos desse calibre, para a degradação da imagem da justiça? Ou será que ele acredita que a voz rouca vê nele um herói?
Se acredita, é um caso de patologia psíquica, de desvinculação da realidade. Que se providencie um alienista.
Barbosa não fica atrás. Segundo a Veja, agora ele acusou abertamente o PT de ter sido tomado por “bandidos”.
Se disse isso, e é difícil imaginar que a Veja fosse inventar declarações para atrapalhar seu queridinho, ele está insultando não apenas o PT, mas milhões de brasileiros que votam no partido.
Barbosa, numa nota, negou. Mas você pode bem imaginar o que deve ter acontecido no bastidor: atendeu o telefone, como sempre, conversou com algum jornalista da Veja, disse o que pensava e depois imaginou que eraoff – como no jornalismo chamamos as conversas que não são para publicar.
Mas era uma frase boa demais para ser guardada por uma revista dedicada a exterminar o PT, e o resto é o que se viu.
Num mundo menos imperfeito, Barbosa e Gilmar Mendes já teriam sido varridos do Supremo por pressão da opinião pública.
Mas aí estão os dois, sempre dispostos a falar diante de microfones numa alegre disponibilidade aos pedidos da mídia. Não têm a menor reserva, a menor discrição, a menor compostura.
Eles se comportam como políticos, quando deveriam estar acima disso, arbitrando as coisas mais importantes do Brasil.
Por isso são duas tragédias jurídicas cujo efeito destrutivo sobre a sociedade é maior a cada dia que passa.
O país tem que discutir, e com urgência, como se livrar de integrantes do Supremo que não sabem se comportar.
Esperar que o tempo faça seu serviço – só aos 70 vem a aposentadoria — é uma crueldade com os brasileiros. 
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-pais-tem-que-aprender-a-se-livrar-de-ministros-do-supremo-que-nao-se-comportam-como-juizes/

“Arrogante, vingativo e sedento de poder”: quem é o homem que está tentando derrubar o governo venezuelano

“Arrogante, vingativo e sedento de poder”: quem é o homem que está tentando derrubar o governo venezuelano

Publicado originalmente na BBC Brasil.

Popular, carismático, imprevisível, arrogante e sedento de poder. Essas são algumas das características que analistas e líderes políticos costumam usar para definir Leopoldo López, o mais novo inimigo público do governo venezuelano de Nicolás Maduro.

Referência da ala radical da oposição venezuelana, López está sendo procurado pela Justiça venezuelana. A polícia chegou a fazer buscas em sua casa neste domingo, mas ele não estava lá.

O opositor não é visto em público desde quarta-feira, quando milhares de estudantes sairam às ruas, liderados por ele, para exigir uma mudança de governo.

No entanto, ele divulgou um vídeo neste domingo, dizendo ser inocente e desafiando as autoridades a prendê-lo durante uma marcha que ele convocou para a terça-feira.

“Não tenho nada que temer, não cometi nenhum delito, sou um venezuelano comprometido com nosso país, como nosso povo. Se há alguma decisão legal de me prender, estarei pronto para assumir essa perseguição e essa decisão infame por parte do estado”, disse.

Ele é acusado de ser o autor intelectual da onda de protestos violentos que tomou a capital do país nos últimos dias. As marchas se tornaram mais violentas na quarta-feira, quando três homens foram mortos durante um protesto contra o governo. Maduro acusa López de incitar a violência, enquanto a oposição afirma que os homens foram assassinados por milícias pró-governo.

“López ordenou que todos esses jovens violentos, treinados por ele, destruíssem metade de Caracas e então resolveu se esconder”, disse o presidente. “Se entregue, seu covarde!”

López se converteu na mais nova dor de cabeça do ex-candidato presidencial e governador Henrique Capriles – líder do setor moderado da coalizão opositora – desde que decidiu colocar em prática o plano chamado “A saída”. Apoiado pelo movimento estudantil, o plano consiste em intensificar a onda de protestos no país até levar o presidente à renúncia.



“Ainda acreditam que devemos esperar até 2019 (fim do mandato de Maduro) para sair deste regime?”, questionou López, em seu perfil no Twitter, ao convocar os protestos.

Essa declaração foi interpretada pelo governo como um chamado a um golpe de Estado.

A escalada de violência que tem marcado o tom dos protestos nos últimos dias preocupa aos “moderados” da oposição. Um dos membros da Mesa de Unidade Democrática (MUD) afirmou à BBC Brasil que o setor moderado da oposição tentou dissuadir López de sua “aventura” com os estudantes.

Conservador, vinculado aos partidos de direita da região, López é visto como um “maverick” – jargão político para definir quem desobedece as linhas do partido – na avaliação do analista político Carlos Romero, professor da Universidade Central da Venezuela. “López tem um estilo muito personalista, pouco institucional. Ele está sempre em permanente busca de protagonismo”, afirmou Romero.

A seu ver, a polêmica decisão de levar a população às ruas para promover uma mudança de governo é uma manobra que tem como objetivo “ambições pessoais”, mas que pode levar à crise toda a coalizão opositora. “Leopoldo é um dirigente que neste momento está promovendo danos importantes à oposição democrática”, afirmou.

Sua habilidade em promover rupturas entre aliados políticos também foi destacada com preocupação por um conselheiro político da embaixada dos Estados Unidos em Caracas. Em documento desclassificado de 2009 vazado pelo Wikileaks, Robin D. Meyer, qualificou a López como uma “figura divisora da oposição, arrogante, vingativo e sedento de poder”, diz o documento que tinha como enunciado “O problema Leopoldo”.

A historiadora Margarita López Maya caracteriza a López como um político “audaz, ambicioso e carismático”. Em sua opinião, ele é capaz de capitalizar os anseios da juventude que não vê saídas, se não o protesto, como mecanismo de pressão para debilitar o chavismo.

“Levá-lo à prisão seria convertê-lo em um mártir e ele seria catapultado a uma candidatura presidencial”, avaliou a historiadora.

Entre os jovens que estão protestando nas ruas, López é visto como um ícone da rebelião antichavista e um potencial presidenciável. “Se ele for preso, o movimento estudantil irá às ruas defender sua liberdade. Compartilhamos com ele a visão de que é preciso mudar esse governo. Vamos continuar nas ruas até a renúncia do presidente”, afirmou à BBC Brasil o dirigente estudantil Daniel Alvarez.

Ex-prefeito do munícipio de Chacao (2000-2008), López, de 43 anos, vem de uma das familias da elite venezuelana, ligada ao setor industrial e petroleiro.
Como prefeito, participou ativamente dos protestos que culminaram no golpe de Estado que derrocou brevemente o governo Chávez. Desde então, não pode se desvincular do rotulo de “golpista”, atribuido pelo governo e seus seguidores.

Em 2008, uma acusação de mau uso de recursos públicos, como prefeito de Chacao, fez com que o político fosse inabilitado politicamente pela justiça da Venezuela. Essa decisão do tribunal, impediu que lider opositor se projetasse como potencial candidato presidencial.

Formado em Harvard, sua carreira politica começou no partido Primeira Justiça, o mesmo de Capriles. Um racha interno o levou a abandonar o grupo. Ele então se filiou ao partido conservador Um Novo Tempo, onde permaneceu pouco tempo, até fundar seu atual partido Voluntad Popular.

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/arrogante-vingativo-e-sedento-de-poder-quem-e-o-homem-que-esta-tentando-derrubar-o-governo-venezuelano/