terça-feira, 1 de julho de 2014

A politização da Copa está impedindo milhões de brasileiros de torcerem com o coração pelo Brasil.



Não tinha nenhuma intenção de politizar essa questão da Copa pela razão muito simples de que o êxito ou o fracasso da Copa nada tem haver com questões partidárias.

A Copa não é uma realização do PT somente mas de todos os partidos. As sedes em São Paulo, Minas Gerais, Amazonas e Paraná foram e continuam sendo da responsabilidade dos governos do PSDB.

Infelizmente por causa das jornadas de Junho, os grandes protestos que apostaram no fracasso da Copa e passaram a identificar todas as mazelas do país como sendo resultado direto da realização da Copa em solo nacional, afugentaram os políticos da oposição que passaram também a apostar no fracasso da Copa e atribuí-lo ao PT, atendendo aos desejos da mídia que fez um equivocado julgamento de valor sobre o evento, anunciando que o Brasil seria incapaz de realizar essa Copa e que não teríamos estádios a altura e que as obras não seriam entregues e que viveríamos um caos de proporções gigantescas etc...

Quem é contra o PT e quem não é mas acreditou nessas mentiras viram, quando a bola rolou na partida inaugural e na abertura da Copa que tudo isso não passou de uma grande farsa.

Agora os que eram contra e diziam que não haveria Copa estão se recusando a torcer pelo Brasil porque acham que se a seleção vencer a Copa o PT será o grande beneficiário. Não acho que isso tenha qualquer influência no resultado das próximas eleições e se tiver será muito pouco decisivo.

Com tudo isso os únicos culpados são os que foram politizar uma questão que nada tinha haver com eleições. Se o PT se beneficiar o fará pela covardia da oposição que participou do evento, faz parte do sucesso da Copa mas preferiu entrar no oba, oba, de que a Copa seria um fracasso, quando a própria oposição também merece os louros da vitória.

Ou o Itaquerão não fica em São Paulo e o governador de São Paulo não é do PSDB? Ou o mineirão não fica em Minas Gerais e Minas Gerais não é governada pelo PSDB? A arena no Amazona e a arena no Paraná não são da responsabilidade dos governos do PSDB?

Nenhuma dessas sedes faria parte da Copa se um desses ou todos esses governos tucanos em conjunto tivessem dito que não queriam sediar a copa do mundo. Logo eles aceitaram e se a Copa é um sucesso eles também e não apenas o governo federal merecem reivindicar o êxito da Copa.

O erro foi apostar no fracasso e deixar o PT sozinho levar pau durante os últimos meses. Como eles se identificaram com o fracasso da Copa e o PT defendeu sua realização até o fim, o PT por um raciocínio lógico e inescusável capitaliza o êxito para si. Vão reclamar da imprensa na qual foram acreditar.

Ademais a seleção não pertence a partido político, é do povo. Os governos do PT hão de passar não ficarão ad infinitum. A seleção permanecerá em qualquer outro governo enquanto o povo brasileiro continuar amando o futebol. A seleção ultrapassou os anos de chumbo na época dos militares como já fizera na era Vargas, JK, Jango, Collor, Itamar, FHC, Lula e Dilma.

Se a seleção não conseguir o Hexa em nada afetará a imagem da presidenta Dilma. Afetaria se as obras não fossem entregues, as principais diretamente ligadas a Copa foram todas concluídas, como atestam a imprensa internacional. Ou Dilma joga bola? Ou Dilma está em campo defendendo como zagueira ou atacando como centroavante? Enquanto não aprenderem a pensar sem ódio vão ficar o tempo todo sendo desmascarados.