segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Em uma semana, JN teve 16 reportagens negativas para Dilma, e uma para Aécio

Levantamento divulgado esta semana peloManchetômetro (link is external)mostra que supostas denúncias contra o PT despertam três vezes mais atenção da mídia tradicional que os casos envolvendo políticos do PSDB. Ao longo de 2014, 567 reportagens trataram de “escândalos” com participação de petistas, contra 187 em que apareciam quadros tucanos.
Neste ano foram tratadas no noticiário seis denúncias de cada um dos partidos, segundo os dados reunidos pelos integrantes do Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública, sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A contabilidade envolve apenas a mídia impressa, com Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e O Globo.
Envolvem o PSDB o aeroporto de Cláudio, em Minas Gerais, construído com dinheiro público do governo estadual para beneficiar um tio do ex-governador Aécio Neves, com apenas 13 reportagens no escopo analisado; a corrupção no Metrô de São Paulo, com 28 matérias, e o desdobramento específico do caso Alstom, com 22; o mensalão tucano, com 18 textos; e, por fim, a seca do sistema Cantareira, em São Paulo, com 106 reportagens.
Já os petistas são citados pela denúncia de uso da estrutura dos Correios para a campanha de Dilma, com 3 textos; o mensalão, com 128; a alteração de informações do perfil da Wikipedia da analista econômica Miriam Leitão, da Globo, com nove reportagens; e o caso mais volumoso em termos numéricos, todos envolvendo Petrobras e empresas públicas, como a denúncia contra o doleiro Alberto Yousseff, acusado de pagar propinas a políticos, com 106 matérias, situações envolvendo a presidenta da estatal, Graça Foster, com 32, e a petrolífera em si, com 289.
A retomada dos dados de 2010 oferece outra base de comparação interessante. Naquele ano eleitoral, houve apenas uma temática de denúncia contra o PSDB, que rendeu 82 reportagens, contra seis assuntos e 1.501 textos contra o PT.
Os responsáveis pelo Manchetômetro fizeram também um recorte temporal para as denúncias. Os gráficos mostram que a diferença de interesse entre as denúncias contra petistas e tucanos aumenta à medida que se aproxima a disputa eleitoral. Em setembro foram 99 reportagens desfavoráveis ao governo de Dilma Rousseff, contra 13 negativas a Aécio Neves e políticos do PSDB – no mês anterior, o placar foi de 96 a 34, e ficou em 35 a 27 em julho. A Petrobras, sozinha, contabilizou 62 reportagens negativas no mês que antecede a disputa eleitoral.
No caso do PSDB, a última citação ao aeroporto construído por Aécio na fazenda do tio se deu na primeira quinzena de agosto. No final de julho surgiu a última reportagem sobre o mensalão tucano, e data da semana entre 17 e 23 de agosto a última citação às denúncias de corrupção no Metrô paulista. O caso mais frequente no noticiário envolvendo os tucanos é o do colapso do sistema de abastecimento de água do estado comandado por Geraldo Alckmin: são 13 reportagens em setembro.
No tratamento geral, consideradas todas as reportagens, o Manchetômetro mostra que Dilma Rousseff continua a receber tratamento diferente do dedicado aos demais adversários nesta reta final de primeiro turno. No Jornal Nacional, a presidenta sofreu 16 reportagens contrárias entre 25 de setembro e 2 de outubro, contra uma de Aécio e nenhuma da candidata do PSB, Marina Silva. Nos meios impressos, a Folha de S. Paulo publicou sete textos negativos para a petista e um para a ex-ministra, ao passo que O Globo teve placar de 27 a um, com uma reportagem desfavorável a Aécio e uma a Marina. Já O Estado de S. Paulo dedicou 33 textos a críticas à candidata à reeleição, dois ao tucano e um a Marina.
Originalmente postado na Rede Brasil Atual(link is external).
http://mudamais.com/divulgue-verdade/em-uma-semana-jn-teve-16-reportagens-negativas-para-dilma-e-uma-para-aecio

Até gasto com vacina pra Cavalo entrava como despesa da Saúde nos governos de Aécínico

Até o Globo mostra que Dilma falou a verdade #QueroDilmaTreze



Dilma e TCE-MG

No debate realizado neste domingo, 19 de outubro, a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, leu uma frase que ela atribuiu a um conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais:

"Conselheiro do TCE diz que 'é duro engolir que vacina para cavalo seja contabilizada como despesa com Saúde'"


VERDADE

De acordo com relatório do Tribunal de Contas do Estado de Minas Geraio conselheiro Sylo Costa, em reunião de conselheiros que analisou a distribuição de recursos para a saúde em Minas Gerais, realmente afirmou que: "Tenho de confessar que é duro engolir que vacina para cavalo seja contabilizada como despesa com Saúde. Entendo que despesa com Saúde tem de ser aquilo que é gasto com o SUS – Sistema Único de Saúde".
http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2014/10/ate-o-globo-mostra-que-dilma-falou.html

Aécínico mente Vergueiro e jornalão tucano da família Marinho desmente. Nem eles aguentam as mentiras de Aécínico

Aécio mente, e até O Globo desmente #QueroDilmaTreze



No debate realizado neste domingo, 19 de outubro, o candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, falou sobre obras em hidrovias afirmou que:

"As hidrovias anunciadas estão todas elas no papel"

AÉCIO MENTIU

Em um total de 57 empreendimentos entraram no programa federal. Desse total, 16 aparecem como "concluídas" e oito como "em obras". Entre elas, está a hidrovia Tietê- SP.

AÉCIO MENTIU, DE NOVO 


Dilma falou a verdade
DILMA FALOU A VERDADE

http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2014/10/aecio-mente-e-ate-o-globo-desmente.html

Janio de Freitas acusa TSE de censura


19 de outubro de 2014 | 10:12 Autor: Miguel do Rosário
censura
Na mesma linha do que o Fernando escreveu aqui ontem, o colunista da Folha Jânio de Freitas, um dos últimos espécimes progressistas da grande imprensa, acusou o Tribunal Superior Eleitoral, de praticar censura, ao determinar o que os candidatos podem ou não divulgar.
A decisão afeta, obviamente, o processo eleitoral e constitui um arbítrio contra Dilma.
Aécio não precisa nem atacar o PT, embora o faça com virulência em sua propaganda. Sua propaganda eleitoral já foi, desde sempre, terceirizada à mídia.
A propaganda eleitoral de Dilma é o único meio pelo qual ela pode mostrar aos brasileiros quem é Aécio Neves.
E tem conseguido esse objetivo.
Segundo Ilimar Franco, do tucaníssmo Globo, a rejeição à Aécio Neves já superou a de Dilma. Aliás, falaremos disso num post à parte.

http://tijolaco.com.br/blog/?p=22264

Saem novas pesquisas no dia 20. Não acredite nelas


19 de outubro de 2014 | 11:24 Autor: Miguel do Rosário
pesquisa-eleitoral-1
Amanhã, dia 20, sai uma nova rodada de pesquisas.
Vox Populi, Datafolha, Ibope divulgam pesquisas presidenciais, além de uma série de estaduais.
Vai um conselho de amigo: não acredite nelas. Seja a favor ou contra seu campo, não acredite.
O momento é de tensão absoluta, porque os resultados são incertos.
É hora de ir para o debate, com o máximo de serenidade possível.
É hora de procurar argumentos que possam ajudar as pessoas a se livrar da horrível manipulação midiática da qual são vítimas.
Tenho feito análises das últimas pesquisas, mas desta vez estou guardando para mim mesmo, porque fiquei muito desiludido com o fiasco delas no primeiro turno.
E não estou guardando porque identifiquei fatos negativos para Dilma, minha candidata.
Ao contrário, os dados de aprovação e rejeição do Ibope são bastante favoráveis à presidenta.
A aprovação pessoal da presidenta, dado fundamental para um prognóstico sobre sua reeleição, saltou de 49% na pesquisa Ibope divulgada em 10 de outubro (a primeira, após o primeiro turno) para 54% na pesquisa divulgada no último dia 16. O percentual dos que a desaprovam caiu de 44% para 40%.
Ou seja, o “saldo”, a diferença entre aprovação e desaprovação subiu 10 pontos, de 4 para 14 pontos.
Dilma tinha saldo negativo de aprovação no sudeste, 42% de aprovação e 51% de desaprovação, na pesquisa do dia 10. Uma semana depois, o saldo já era positivo, com 49% de aprovação e 45% de desaprovação.
Com Aécio se dá o inverso.
Confrontado pela pergunta sobre qual dos dois candidatos o eleitor não votaria de jeito nenhum, a pesquisa do dia 16 mostra empate entre os candidatos: 35% diziam Aécio, 36% Dilma. Na pesquisa anterior, do dia 10, Aécio tinha 33% de rejeição e Dilma, 41%.
Sua rejeição (de Aécio) cresceu fortemente em todos os segmentos, mas especialmente entre os mais instruídos e com renda mais alta, ou seja, justamente onde ele concentra seu eleitorado.
Examinei os números de alto a baixo, e todos mostram tendência de consolidação de Dilma.
A linha de declínio de Aécio está muito parecida à de Marina, quando ela começou a cair.
Mas essas análises já estão um pouco ultrapassadas, porque baseadas em pesquisas anteriores aos debates, vencidos pela presidenta, e que ajudaram o povo a conhecer quem é Aécio Neves.
Segundo o Globo, que é um jornal engajado na campanha tucana, a rejeição de Aécio já superou a de Dilma.
Esta é a razão do TSE, cujos ministros parecem dominados por essa ideologia ultraconservadora que criminaliza, sempre, a política, e endeusa, sempre, a mídia, estar censurando as propagandas eleitorais de Dilma que mostram quem Aécio realmente é.
Mas agora é tarde demais.
A blindagem à Aécio já foi furada.
http://tijolaco.com.br/blog/?p=22275