quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Quem o povo elegeu não consegue governar, a cleptocracia é quem está governando‏

Aécio Neves. Foto: Dida Sampaio/Estadão
Aécio Neves. Foto: Dida Sampaio/Estadão


Troca de e-mails de executivos da segunda maior empreiteira do Brasil revela torcida pela vitória de Aécio. Leia mais aqui

http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/whatsapp-de-cupula-da-andrade-gutierrez-revela-torcida-por-aecio-nas-eleicoes/


Seria oportuno que esse pessoal que bate panela, em protesto contra a corrupção, explicasse como uma presidenta corrupta, acusada falsamente de favorecer o esquema das empreiteiras na lava jato, tinha a Andrade Gutierrez, em peso, torcendo para que ela não fosse reeleita e vibrando pela vitória de Aécio, o santo, o honestíssimo, o Catão da moralidade de facebook.


Essa empreiteira, aliás foi a maior doadora da campanha de Aécio, dinheiro de quermesse que saiu de um convento de Carmelitas.


Já que são incapazes de fazê-lo, eu mesmo me encarrego de dizer por quê. Em qualquer governo de direita, uma operação como a lava jato, jamais sairia das dependências da PF, e se tal atrevimento fosse levado adiante, aconteceria exatamente o que aconteceu com a Satiagraha.


Em questão de dias, os responsáveis por uma operação policial semelhante, passariam da condição de investigadores a de investigados, de acusados de terem feito escutas clandestinas, falsificado provas, cometido abuso de autoridade, coagido testemunhas etc...

Pelo menos um dos ministros do STF, e se você pensou em Gilmar Mendes acertou, apareceria com suas contumazes bazófias, falando como o super herói das garantias individuais, em defesa do estado de direito e contra o estado policial, com toda aquela cantilena fajuta que não tem nada haver com a aplicação da lei, mas com defender cupinchas, num zunido para nossos ouvidos, amplificado pelos telejornais de todas as emissoras, pelos grandes portais, em capas de revistas, nas colunas dos jornalões e blogs dos sabujos que escrevem sob encomenda, um desserviço prestado ao combate a corrupção que é de fazer corar o mais empedernido dos malfeitores, tamanho o cinismo.


Disso a grande imprensa, que sempre foi conivente com a roubalheira tucana, não pode fugir: deu corda para a presidenta, que faz questão de orgulhar-se de seu republicanismo, enforcar-se. Começou com a tal da faxina ética, logo nos dias iniciais de seu primeiro mandato, quando um ministro caiu por causa de uma tapioca comprada no cartão corporativo da presidência no valor de 8 reais. Outros ministros também tiveram que deixar seus cargos por razões não menos insignificantes.

A veja comandava a festa, criando esse caldo de cultura que chocou o ovo da serpente e se baseia na percepção de que estamos diante de um quadro irreversível de corrupção generalizada, comandado por um só partido, o PT. De nada significou a revelação de que o denuncismo desvairado de Veja era fruto de uma parceria criminosa entre um de seus diretores de redação, Policarpo Jr e o bandido Carlinhos Cachoeira.

O próprio PT acometido da síndrome de Estocolmo protegeu o gangsterismo editorial dessa semanal quando deveria tê-la chamado a responsabilidade pelos crimes cometidos ao longo do tempo contra o partido e seus principais dirigentes.

Sem encontrar nenhum obstáculo, a escalada prossegue desbragadamente e, no meio do caminho, outros atores são cooptados e uma unanimidade,  nas classes médias urbanas começa-se a se formar, tudo em nome de impedir que o PT continue no poder.

Nem a justiça escapou. Os malfeitos eram tantos e cometidos por tantos que cedo triunfou a percepção de que para escapar de um escândalo, do alvo da mídia, bastaria envolver o PT, o governo ou um aliado. Hoje qualquer ladrão pé de chinelo sabe que tucano no Brasil é inimputável.

O judiciário que deveria ser o poder moderador, passou a formar na linha de frente midiática pela derrubada do PT, incluindo aqueles que estão no STF e foram indicados por Dilma e não se pejam de agir tranquilamente contra aquela que os colocou lá e que eles sabem que não existe na história republicana presidente mais honesto.

No entanto, sem remorso algum, inauguraram uma nova fase no direito pátrio, O Direito Penal do Inimigo que dispensa provas e garantias constitucionais. Até teorias alienígenas importaram para condenar os réus da AP 470, O Domínio Funcional dos Fatos. Daí para a eclosão de Junho de 2013 foi um passo. De lá para cá, a escalada golpista avança. Não conseguem vencer nas urnas, apelam para o golpe branco e prosseguem a louca cavalgada de colocar o país no abismo.

Autoridades não guardam mais decoro nenhum e acham normalíssimo se pronunciar fora dos autos. Falam do PT, do governo e de seus militantes fumegando pelas narinas. Tudo dominado. O tal de Nardes, acusado de envolvimento com práticas ilícitas, no âmbito da Zelotes, mega investigação por sonegação fiscal que está fora da mídia, por ter recebido mais de 1 milhão de reais desse esquema criminoso, é poupado porque serve para fazer o serviço sujo de relatar as contas da presidenta no TCU e votar pela rejeição, do contrário terá seu nome nos telejornais das emissoras, se prestando a chantagens e se obrigando a ceder, em nome de uma proteção, ainda que a última vez que uma corte de contas tenha rejeitado as conta de um presidente, esteja a 80 anos no passado. O presidente do TCU, tem o filho envolvido na Lava Jato e é figurinha carimbada de mais de uma operação policial da PF, o pai para proteger o filho, "meu papai, meu garoto," segue pelos mesmo caminhos de Nardes. O presidente da câmara, um cleptocrata contumaz que ainda não perdeu o mandato e foi preso porque a mídia, a justiça e todos que se uniram no golpe contra Dilma esperam que ele dê inicio ao processo de impeachment da presidenta, moeda de troca para que seu pescoço seja salvo da guilhotina.

São esses os homens republicanos que querem derrubar uma presidenta realmente republicana. Foi isso o que a presidenta Dilma ganhou com seu republicanismo, a manipulação da narrativa que deveria fazê-la entrar pela porta da frente da história, como a presidente que mais combateu a corrupção. Corre o risco de ser apeada do poder como a mais corrupta e sair humilhada pelas portas dos fundos da história, sem nunca ter manchado suas mãos, acossada por uma corja de canalhas corruptos, nenhum tendo o estofo moral próximo da presidenta, contudo são tratados como os heróis da nação. A isso alguns imbecis querem que eu adira.

Valeu a pena, presidenta Dilma, agir republicanamente, e não usar dos instrumentos de controles garantidos pela lei, bem como pela função do cargo que ocupa, para deixar uma instituição como a PF, à mercê do humor de uma imprensa golpista, a serviço da oposição que a instrumentalizou, quando a senhora abriu mão de fazê-lo, um direito legítimo que era seu, assim como o chefe do MPF, que a senhora tem o poder de nomear o de sua livre escolha, para nomear um de uma lista tríplice fajuta de uma instituição cuja maioria dos membros tem agido sistematicamente com um viés politiqueiro para desestabilizar o seu governo?