domingo, 28 de fevereiro de 2016

Janio e o Judiciário: “quem manda aqui sou eu” O PiG se suja no Congresso, no MP e no Judiciário

Publicado 28/02/2016
 
bessinha.jpg
O Conversa Afiada reproduz excelente artigo de Janio de Freitas na Fel-lha deste domingo, 28/2, ela mesma exemplo exuberante do jornalismo que fugiu de si mesmo, com medo da internet … :
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/janiodefreitas/2016/02/1744189-o-caminho-e-o-desastre.shtml

O Brasil experimentou uma democracia frustradamente reformista, passou por golpe de estado, sofreu a tragédia da ditadura militar, voltou à democracia caótica, e chegou. Chegou outra vez aos primeiros anos da década de 1950. O golpismo, o "entreguismo" ameaçador e a "república do Galeão" foram os estigmas daqueles anos. O golpismo volta no estilo PSDB; acompanha-o o "entreguismo" apontado na retirada de pré-sal da Petrobras, aprovada pelo Senado; e a versão civil da "república do Galeão", sob o nome insignificante de Lava Jato, evidenciam juntos o estágio em que o Brasil de fato está.

(…)

… partes do Judiciário e do Ministério Público agem como se respondessem aos direitos civis (e por tabela a quem os defenda): cala a boca já morreu, quem manda aqui sou eu. E mandam mesmo, pela reiteração e pela indiferença, porque as instâncias com autoridade e meios de corrigir as deformações não o fazem, acomodadas no seu próprio poder ou intimidadas pela parcela da sociedade adepta do bordão. E os direitos e a Justiça se esvaem.

Crises políticas não se agravam sem imprensa. Crises econômicas expandem-se menos e menos depressa sem imprensa. Hoje em dia a imprensa brasileira pratica uma solidariedade de modos com as deformações no Congresso, no Ministério Público e no Judiciário. Assola-a nova onda de relaxamento dos princípios éticos, para não falar em qualidade jornalística. E cresce a cada dia uma grande dívida de autocrítica, para relembrar as responsabilidades dos jornalistas profissionais. Com medo da internet, a imprensa brasileira foge de si mesma.

(…)
Em tempo: Não deixe de ler: “Moro, MP, PF – lambuzem-se”- PHA

http://www.conversaafiada.com.br/brasil/janio-e-o-judiciario-201cquem-manda-aqui-sou-eu201d

Nenhum comentário: