sexta-feira, 4 de março de 2016

JN: mesmo que seja mentira, vai virar verdade

247 – Numa reportagem de 26 minutos e 31 segundos, apresentada na noite de ontem, o Jornal Nacional, da Rede Globo, construiu uma obra-prima na arte de manipulação de massas.

Maior monopólio de comunicação do mundo, a Globo se dedicou a transformar em verdade uma "delação" negada pelo "delator" e por seus advogados.

A reportagem apresentada por William Bonner e Renata Vasconcelos foi dividida em cinco bloco (confira aqui). Nos primeiros 19 minutos e meio, a "delação" foi tratada como verdade absoluta. Apenas aos 5 minutos e 33 segundos do terceiro do bloco, a nota do senador Delcídio foi comentada por Renata Vasconcelos, que relativizou seu conteúdo. Delcídio contestou a autenticidade da "delação", mas isso, para a Globo, não impediu que um documento inautêntico fosse tratado como verdadeiro.

Em seguida, William Bonner afirmou que a procuradoria-geral da República não divulgou nota desmentindo a delação. De fato, não houve nota. No entanto, o procurador-geral, Rodrigo Janot, negou a existência dessa delação e afirmou não haver nenhum fato jurídico, mas apenas uma reportagem jornalística (confira aqui). 

No fim, o repórter Roberto Kovalick passou a tratar a "delação" no condicional. E afirmou que, sendo concretizada ou não, "agora não tem mais volta". Ou seja: a Globo quer transformar em verdade aquilo que atende aos seus interesses políticos e econômicos.

http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/219594/JN-mesmo-que-seja-mentira-vai-virar-verdade.htm

Nenhum comentário: